São Paulo, quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ROBERTA SUDBRACK

Um banquete ao ar livre

Roberta Sudbrack, 41, já cozinhou para uma infinidade de celebridades. A começar pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, no Palácio da Alvorada. Depois, vieram rei Juan Carlo, príncipe Charles, Fidel Castro... Até já realizou o maior sonho: preparar um jantar para Fernanda Montenegro. E duas vezes, inclusive no aniversário de 80 anos da atriz.
Ainda assim, se pudesse voltar no tempo e alcançar o século 19, faria um banquete para Antonin Carême, o "cozinheiro dos reis e o rei dos cozinheiros".
Uma mesa ao ar livre, em um jardim sob as árvores, acolheria 12 convidados. Entre eles, o chef Claude Troisgros, a nutricionista Neide Rigo e o sociólogo Carlos Alberto Dória. Na taça, vinhos selecionados por Jonathan Nossiter, que também estaria presente.
"Sempre fui apaixonada por banquetes. No meu restaurante, faço questão de manter esse ritual todas as noites", diz a premiada chef gaúcha, que hoje mora no Rio. "Carême é a referência de todos nós. Sou autodidata e estudei pelos livros dele. Todos em francês e eu nem falava francês (risos)."
Na imaginação de Roberta, o cardápio teria sete etapas, nas quais ela tentaria traduzir sua cozinha e mostrar alguns dos ingredientes que estudou nos últimos anos. Nas receitas, aparecem maxixe, chuchu, quiabo, magarito. "Meu barato é fazer com que ingredientes do dia a dia possam se expressar também na alta gastronomia."
Ela prepararia, por exemplo, um porquinho de leite assado em baixa temperatura caseira. "Essa técnica era a grande especialidade de Carême. Tenho medo dessas máquinas modernas. Controlo a carne de maneira artesanal, num recipiente coberto, para criar vapor e fazer com que não perca umidade nem volume."
Uma torta de pera com tapioca encerra o banquete. "A escolha do menu não poderia ser diferente: cozinha brasileira moderna. Tenho certeza de que Carême conseguiria compreender."


Texto Anterior: André Mifano: Com simplicidade, para Don Corleone
Próximo Texto: Nina Horta: Noites de autógrafo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.