São Paulo, quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Quarta edição da Balada Literária começa hoje

Evento em São Paulo celebra João Silvério Trevisan

RAQUEL COZER
DA REPORTAGEM LOCAL

Foi a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) que, para o escritor Marcelino Freire, 42, teve o mérito de "juntar a literatura com a batata frita, o provolone e a cerveja".
Não sem um problema: "Em Paraty só tem cerveja em long neck. Não dá pra passar a noite bebendo nessas garrafinhas, sai muito caro", diz o autor.
Em busca de mesas onde houvesse a boa e velha garrafa de 600 ml, o pernambuco resolveu criar em 2005 a Balada Literária, evento que nem tentava ir muito além do limite dos bares da Vila Madalena.
Em sua quarta edição, que começa hoje e vai até domingo, a festa já abraçou mais que o círculo boêmio. Tem apoio da Livraria da Vila desde o primeiro ano, mas agora se estende para espaços como a Biblioteca Alceu Amoroso Lima e o Sesc Pinheiros, que recebem shows e alguns dos debates dos cerca de 80 escritores convidados.
Edições anteriores incluíram nomes como Antonio Candido, Luandino Vieira e Mario Bellatin -antes mesmo da Flip. Entre os atuais destaques, estão João Silvério Trevisan (homenageado deste ano), Lygia Fagundes Telles e João Gilberto Noll, segundo lugar no Prêmio Portugal Telecom 2009.
Ainda sem patrocínio oficial -que, admite, não conseguiu por pura falta de organização-, Marcelino faz sozinho a divulgação e conta com a força de amigos. Os próprios espaços, como a Mercearia São Pedro e o Ó do Borogodó, ajudam a organizar as respectivas mesas.
Uma preocupação foi não colocar mesas em horários simultâneos. "Quem quiser pode assistir a todas, do início ao fim, perambulando pela Vila", diz.
Como em outros anos, a Balada Literária cai no feriado de 20 de novembro -menos para celebrar o Dia da Consciência Negra e mais para garantir que a fuga de paulistanos para a praia reduza a habitual muvuca da Vila Madalena nos finais de semana.


BALADA LITERÁRIA

Quando: de hoje a domingo
Onde: Vila Madalena, vários endereços
(veja em baladaliteraria.zip.net) Quanto: debates gratuitos; shows pagos no Ó do Borogodó (couvert artístico) e Sesc Pinheiros (R$ 2,50 a R$ 10)




Texto Anterior: Vinho
Próximo Texto: Tiago Santiago estreia no SBT com remake de novela de 1972
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.