São Paulo, sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA AVENTURA

"Harry Potter" flerta com Dom Casmurro e enfrenta o ciúme

RICARDO CALIL
CRÍTICO DA FOLHA

"Harry Potter e as Relíquias da Morte", último livro da série sobre o bruxo, foi dividido em dois filmes. A "Parte 1", por sua vez, também parece conter dois longas.
Na primeira metade, tenta-se ilustrar incontáveis detalhes e, assim, nomes e situações são jogados de forma meio atabalhoada, no menor tempo possível.
É um emaranhado de referências feito para fãs que estão menos interessados em cinema do que em pertencer a um grupo, dominar um repertório comum -similar ao que ocorre com "Star Wars" ou "O Senhor dos Anéis".
Na segunda metade, há, enfim, um filme. Ou seja, há tempo para que os personagens respirem, o terror e a comédia se estabeleçam e uma ideia central venha à tona.
Em meio às perseguições de Voldemort (Ralph Fiennes) a Harry (Daniel Radcliffe) e à busca deste pelas "horcruxes" que destruirão seu inimigo, emerge um filme sobre... o demônio do ciúme.
Ele atormenta Rony (Rupert Grint) quando este vê a aproximação entre Harry e Hermione (Emma Watson). É Rony o Dom Casmurro dessa história. O problema é que Radcliffe não é um grande ator, Hermione não tem olhos de ressaca e o fato de ser um blockbuster infantojuvenil impõe limitações.
E não adianta argumentar que é o filme mais sombrio e maduro da série (algo que críticos têm repetido desde o segundo episódio). Uma coisa é enfrentar a encarnação do demônio. Outra, mais complexa, é quando ele mora na sua cabeça.

HARRY POTTER E AS RELÍQUIAS DA MORTE - PARTE 1

DIREÇÃO David Yates
PRODUÇÃO EUA/Reino Unido, 2010
COM Daniel Radcliffe, Emma Watson e Rupert Grint
ONDE nos cines Eldorado, Jardim Sul, Pátio Paulista e circuito
CLASSIFICAÇÃO 12 anos
AVALIAÇÃO regular


Texto Anterior: Cinema - Crítica/Drama: Solondz mantém seu repertório limitado
Próximo Texto: Mostra de Direitos Humanos abre hoje
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.