São Paulo, terça-feira, 19 de dezembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Walter Salles, Karim Aïnouz e Sérgio Machado debatem "São Paulo S/A"

Cineastas analisam hoje o clássico de Luiz Sérgio Person, após sessão gratuita

DA REPORTAGEM LOCAL

Por que "São Paulo S/A" é tido como o melhor filme do cineasta Luiz Sérgio Person (1936-1976) e também como uma das mais importantes realizações do cinema brasileiro?
Para responder a essas e a outras questões em torno do clássico de 1965, recém-lançado em DVD pela Videofilmes, os cineastas Walter Salles ("Diários de Motocicleta"), Karim Aïnouz ("O Céu de Suely") e Sérgio Machado ("Cidade Baixa") participam hoje de debate.
O encontro terá também a presença da VJ e diretora Marina Person, autora do documentário "Person", sobre seu pai, morto prematuramente num acidente de automóvel.
"São Paulo S/A", estrelado por Walmor Chagas, acompanha os conflitos amorosos do personagem, associados à sua tentativa de progredir financeiramente, num ambiente de desenvolvimentismo industrial do início dos 60.
Flagrar esse ambiente, integrado às aflições íntimas de seus personagens, é um dos grandes predicados que a crítica aponta em Person.
De curta, porém profícua carreira, o cineasta foi um dos grandes diretores de publicidade da década de 70, mas abandonou a atividade para dedicar-se exclusivamente ao cinema.
Exemplos de comerciais dirigidos por Person, como o que divulga a margarina Doriana em sua então nova versão, "com sal", integram os extras do DVD de "São Paulo S/A".
Antes do debate de hoje, no Espaço Unibanco (r. Augusta, 1.475, Cerqueira César, tel. 0/ xx/11/3288-6780), haverá uma sessão gratuita do longa, a partir das 20h. Ingressos devem ser retirados na bilheteria do cinema, a partir das 19h.
A sessão seguida de debate é uma promoção da Folha, do Espaço Unibanco, da Videofilmes e da Lauper Filmes.


Texto Anterior: Música: Sesc Pompéia lança box de Elis Regina
Próximo Texto: Patrimônio cultural: Museu baiano exibe 250 obras barrocas em nova exposição
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.