São Paulo, terça, 20 de janeiro de 1998.



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CINEMA
'Titanic' vence quatro Globos de Ouro

da Redação

"Titanic", de James Cameron, e "Melhor É Impossível" ("As Good as It Gets"), de James L. Brooks, foram os principais vencedores do 55º Globo de Ouro, premiação que escolhe os destaques das produções de cinema e TV, realizada anteontem, em Los Angeles.
O prêmio, concedido pela Associação de Imprensa Estrangeira, é considerado uma prévia do Oscar, que anuncia seus indicados em 10 de fevereiro. A entrega das estatuetas acontece em 23 de março.
O drama de Cameron, orçado em US$ 200 milhões, levou os Globos de Ouro de filme dramático, direção, trilha sonora e canção original ("My Heart Will Go On").
A comédia romântica de James L. Brooks, protagonizada por Jack Nicholson e Helen Hunt, venceu nas categorias melhor filme, ator e atriz de comédia.
Em drama, Peter Fonda foi premiado por seu apicultor de "Ulee's Gold", e Judi Dench recebeu a estatueta de melhor atriz por "Sua Majestade, Mrs. Brown".
Kim Basinger, uma prostituta em "Los Angeles, Cidade Proibida", e Burt Reynolds (um produtor de filmes pornográficos, em "Boogie Nights") foram considerados os melhores atores coadjuvantes de drama.
Matt Damon e Ben Affleck dividiram o prêmio de melhor roteiro por "Gênio Indomável" ("Good Will Hunting"), narrativa de um garoto que tenta compreender a vida por meio de sua genialidade.
"Minha Vida em Cor-de-Rosa", drama belga de Alan Berliner, recebeu o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro.
Pelo conjunto da carreira, a atriz Shirley MacLaine recebeu o Prêmio Cecil B. DeMille.
TV
As melhores séries televisivas de 97 foram "Ally McBeal" (comédia) e "Arquivo X" (drama). "Ally McBeal" ainda recebeu uma estatueta pela interpretação da protagonista Calista Flockhart.
A melhor minissérie ou filme para TV foi "George Wallace".
Em drama, Christine Lahti foi considerada a melhor atriz de minissérie por "Chicago Hope". Anthony Edwards recebeu a estatueta por "Plantão Médico".
Michael J. Fox foi considerado o melhor ator em série cômica, por "Spin City". Alfre Woodard, de "Miss Ever's Boys", e Ving Rhames, de "Don King - Only in America", foram escolhidos os melhores atores de TV.
Surpreso, Rhames entregou a estatueta a Jack Lemmon (que concorria na mesma categoria).
Entre os atores coadjuvantes de televisão, os premiados foram Angelina Jolie (por "George Wallace") e George C. Scott ("Twelve Angry Men").



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.