UOL


São Paulo, segunda-feira, 20 de janeiro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

SBT quer ‘ressuscitar’ o Rio-SP em 2004




DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O SBT já está negociando com os principais clubes paulistas e cariocas o retorno, em 2004, do Torneio Rio-São Paulo, disputado entre times dos dois Estados. A competição, vencida pelo Corinthians em 2002, foi extinta neste ano, por causa do novo calendário do futebol brasileiro.
O SBT, que disputa com a Globo na Justiça os direitos de transmissão do Paulista de 2003, acredita que pode tirar o Rio-São Paulo da rival caso a competição seja reativada. Seu principal argumento é que, com a extinção da competição neste ano, os direitos de preferência da Globo "morrem".
"Além disso, a Globo não é mais tão forte, política e economicamente, como antes", afirma Guilherme Stoliar, superintendente comercial do SBT, emissora que, nos anos 90, tornou a Copa do Brasil um torneio respeitável, atraindo o interesse da Globo.
Para o SBT, a Globo estimulou os clubes a rever, em 2003, o calendário do futebol nacional. A extinção dos torneios regionais, como o Rio-São Paulo, no início do ano, favoreceria a concorrente ao reduzir seus custos com direitos de transmissão. Oficialmente, os regionais foram extintos por causa do novo formato do Campeonato Brasileiro, que neste ano irá de abril a dezembro, e não mais a partir de agosto.
Um dos argumentos do SBT para convencer os clubes a reviver o Rio-São Paulo é o relativo baixo custo das passagens aéreas.

OUTRO CANAL

Alívio 1 Diretores da Abert (Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão) saíram de reuniões no Ministério da Justiça, na semana passada, com boas impressões da nova secretária nacional de Justiça, Claudia Chagas, "fiscal" do conteúdo da TV.

Alívio 2 Para a Abert, a nova secretária vai manter a política de classificação etária de programas, mas não deve insistir na obrigatoriedade do cumprimento dos horários propostos pelo ministério. Até porque ela é filha de jornalista e repudia a censura.

Duendes A amigos, a diretora Marlene Mattos tem dito que acredita que encontrará um "novo talento" (eufemismo para uma "nova Xuxa") entre as apresentadoras do "Jovens Tardes", até agora Wanessa Camargo e Luiza Possi.

Peruca João Kléber vai tirar proveito de manifestação de homossexuais contra a Rede TV!, programada para o próximo dia 31. Irá recebê-los "montado" de "drag queen" e exibir as imagens.

Tripé Ex-mulher de Garrincha, a cantora Elza Soares participa do "Globo Esporte" de hoje. Fará uma homenagem pelos 20 anos da morte do craque.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Filmes e TV paga
Próximo Texto: Programação de TV
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.