São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Vitória da Record sobre ‘JN’ some no Ibope

Wander Malagrine/TV Globo
FESTA Ao lado de Rebeca (Carolina Ferraz), Narciso (Vladimir Brichta) dá entrevista em lançamento de comercial estrelado por ele em "Belíssima"; a cena foi gravada no Auditório do Ibirapuera

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

A Record comemorou como se fosse final de Copa os oito minutos que sua novela "Prova de Amor" ficou à frente do "Jornal Nacional" (Globo) no Ibope da Grande SP, anteontem à noite. A emissora chegou a divulgar comunicado festejando os dados, que eram prévios _fornecidos pelo Ibope às TVs em tempo real.
Nessa medição, a Record chegou a ficar quatro pontos à frente do "JN", o intervalo mais caro da TV (R$ 292 mil cada 30 segundos). Às 20h30, quando o "JN" estava em intervalo, a Record marcava 24,6 (arredonda-se para 25) pontos, contra 21,4 (21) da Globo.
No final da manhã de ontem, quando o Ibope enviou às emissoras seus dados consolidados, a Record tomou uma ducha de água gelada. Nessa planilha, em nenhum minuto "Prova de Amor" aparece à frente do "JN", mas apenas cinco minutos empatada com o telejornal. Os quatro pontos de vantagem das 20h30 desapareceram. No consolidado do Ibope, às 20h30 a Record tem 24,8 pontos e a Globo, 25,9.
É normal o consolidado do Ibope apontar até dois pontos a mais do que a prévia. Mas cinco pontos de diferença é incomum, indica eventual erro de processamento.
O Ibope nega favorecimento à Globo. Diz que variações ocorrem porque o consolidado incorpora domicílios de sua amostra que, por algum problema técnico, não transmitem dados em tempo real para a medição prévia.

OUTRO CANAL

Estratégia 1 Apesar da queda de audiência do "Jornal Nacional" (que marcou 27 pontos no Ibope anteontem), a Globo não fará mudanças no telejornal. Para a emissora, o vilão é a novela das sete, "Bang Bang", que desabou (deu 26 anteontem) e prejudicou o "JN" e até "Belíssima" (44). Avalia-se que a novela das oito estaria dando 50 pontos se a das sete estivesse acima dos 30 pontos (sua meta).

Estratégia 2 A Globo não deve encurtar "Bang Bang", que tem término previsto para 21 de abril. É que "Coração de Ouro" ainda nem começou a ser gravada. E apressar a substituta poderia reduzir sua qualidade e capacidade de recuperar a audiência do horário.

Reforço A Band acaba de contratar Roberto Lestinge (ex-Globo) para o cargo de diretor de expansão internacional. Sua primeira missão será representar a emissora na Natpe, feira de TV que acontece semana que vem em Las Vegas (EUA), onde a Band tentará exportar a série sobre Chico Buarque, exibida em primeira mão pela DirecTV. A Band detém os direitos da série.

Aprovada Vencedora do primeiro "O Aprendiz", da Record, Vivianne Braffmann foi efetivada como funcionária do publicitário Roberto Justus, como diretora de contas da Wunderman (agência de marketing direto). Ela já trabalhou um ano na empresa, mas como prêmio pelo "reality show".
E-mail - dcastro@folhasp.com.br

Texto Anterior: José Simão: Gasoduto Urgente! Tá criado o MERCOPUM!
Próximo Texto: Programação
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.