São Paulo, sexta-feira, 20 de janeiro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CRÍTICA

Disco prioriza mestres do gênero

LUIZ FERNANDO VIANNA
DA SUCURSAL DO RIO

Nenhum disco de Antonio Nóbrega é um amontoado de faixas. Da primeira à última, cria-se um universo, uma família de idéias e temas que descende dos múltiplos interesses do artista. Sendo assim, um CD seu pede para ser avaliado como um todo, não como peças separadas.
Como indica o trocadilho-título, "Nove de Frevereiro" (referência à data em que, em 1907, pela primeira vez a palavra "frevo" saiu em um jornal) é dedicado ao principal gênero pernambucano.
Coerente com seu perfil de restaurador de coisas pouco lembradas, Nóbrega foge dos frevos mais em voga para montar um painel que parte das primeiras décadas do século para chegar em uma composição recente sua e de Wilson Freire: "Garrincha".
E é sua única música no CD. Em nenhum outro disco, ele se fez tão pouco presente como compositor. Sua prioridade foi mesmo mostrar os grandes mestres do frevo. Dos mais famosos, como Capiba ("A Pisada É Essa") e Nelson Ferreira ("Isquenta Muié"), até alguns não tão conhecidos, como Clóvis Mamede ("Sonhei que Estava em Pernambuco").
O violinista Nóbrega aparece muito no disco, especialmente porque sete das 15 faixas são instrumentais. A opção atesta a despreocupação comercial do artista e permite a quem ouve reconhecer a grande abertura do gênero.
Nas músicas com letra, Nóbrega exibe seu estilo marcado pela teatralidade. Em algumas faixas, como "Ingratidão", o resultado soa mais agradável do que em outras, como "Vão me Levando".
O resultado é um passeio pela história de um gênero maravilhoso que continua pouco familiar fora de Pernambuco. Nóbrega dá sua delicada contribuição para que a familiaridade se construa.


Nove de Frevereiro
   
Artista: Antonio Nóbrega
Gravadora: Brincante
Quanto: R$ 30, em média


Texto Anterior: A essência do frevo
Próximo Texto: Cinema/Estréias: Chega de exotismo no Oriente Médio, diz Gitaï
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.