São Paulo, terça-feira, 20 de janeiro de 2009

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Na rede

Da pista para a web

Site francês transmite grátis e em tempo real sets de DJs tocando em clubes do mundo todo, de São Paulo a Munique

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Que tal ouvir um DJ ou uma banda sem se preocupar em enfrentar filas, em voltar para casa com a roupa cheirando a cigarro, em sofrer com muita gente na pista ou com os preços inflacionados da cerveja?
A experiência não é exatamente a mesma, mas muitos dos contratempos encontrados quando se assiste a um show ou DJ set in loco podem ser evitados por meio de uma tecnologia que transmite, via internet, apresentações ao vivo de alguns dos mais conhecidos artistas do mundo.
A possibilidade tornou-se real com o serviço Awdio. A partir do site www.awdio.com, é possível ouvir, ao vivo, 24 horas por dia, DJs se apresentando em alguns dos principais clubes do mundo. Por exemplo, às 9h30 da manhã de ontem, podia-se ouvir a turma da hypada Colette discotecando na loja parisiense.
Na sexta, a dupla francesa Youngsters se apresenta no Café d'Anvers, na Bélgica; no sábado, o inglês Luke Slater, nome respeitado dentro do tecno mundial, toca no Le Batofar, em Paris; também no sábado, o cult Cristian Vogel faz DJ set no Rote Sonne, em Munique. Tudo será transmitido ao vivo pelo Awdio.
O serviço está conectado em dezenas de clubes pelo mundo, do Chile ao Japão, incluindo os brasileiros Pacha, D-Edge e Kraft.
"A ideia surgiu em 2001, com o objetivo de acompanhar shows por todo o planeta", conta o francês Vittorio Strigari, criador da plataforma. "Já havia transmissão de rádio, então me perguntei por que não fazer transmissões de apresentações ao vivo dos melhores DJs do mundo. E queríamos transmitir de todos os pontos do mundo, para que tivéssemos transmissões 24 horas por dia, sete dias por semana."
A ideia de Strigari tornou-se o Awdio em 2006, com a criação do aparelho que possibilita a transmissão. Esse aparelho é conectado à mesa de som dos clubes e casas de show e repassa o áudio, em MP3, para o servidor da companhia, na França. A partir de um link no site da plataforma, o usuário pode ouvir o que está sendo tocado em determinado clube (para utilizar o serviço, é preciso fazer um cadastro, gratuito).
Após um período de testes, o serviço foi lançado oficialmente em novembro do ano passado. Segundo Strigari, o Awdio possui 15 funcionários e, desde novembro, recebe 100 mil usuários por mês. O Awdio pretende crescer no Brasil. Para isso, Strigari fará uma apresentação da plataforma na Rio Music Conference, que acontece no mês que vem, no Rio.

Idade da Pedra
"Trabalhamos com eles porque é a única empresa que conseguiu criar esse tipo de tecnologia", diz Leo Sanchez, sócio da Pacha São Paulo. "Ainda há gente que acha que nós, na América do Sul, estamos na Idade da Pedra. Com esse serviço, muitos DJs percebem que nomes como [o francês] David Guetta tocaram na Pacha e, então, se animam em vir para cá."
Segundo Strigari, o serviço sofreu no período de testes, pois muitos DJs e agências de DJs não se sentiam à vontade em autorizar a transmissão dos sets. "Hoje, os artistas abraçaram o serviço, pois podem obter feedbacks dos fãs e ganhar popularidade."
O serviço fatura a partir de publicidade e serviços "premium", e 20% dessa receita vai para os clubes.
Atualmente, 70% do que é transmitido pelo Awdio vem da música eletrônica. O resto é dividido entre apresentações de rap, rock, reggae, jazz etc.


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