São Paulo, quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/ "Ritmos & Danças"

Aliéksey Vianna evita erudito impenetrável

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Existem várias maneiras de promover o diálogo entre o popular e o erudito, e a melhor delas é passar longe do caça-níqueis que a indústria fonográfica convencionou chamar de "crossover".
É o que faz o violonista mineiro Aliéksey Vianna em seu trabalho "Ritmos & Danças", ambicioso disco duplo que evita o pop, mas também se distancia das correntes mais impenetráveis de música erudita contemporânea.
Aos 34 anos de idade, Vianna acumula 25 prêmios em concursos de violão, por aqui e no exterior. De sólida técnica erudita, já atuou sob regência do papa das vanguardas Pierre Boulez, mas também empresta com regularidade sua pegada vibrante e incisiva ao jazz e à música improvisada.

Gosto eclético
Com obras para violão e instrumentos de arco, o disco "Ritmos & Danças" reflete o gosto eclético do intérprete. Ao lado do melhor grupo brasileiro de câmara, o Ensemble SP, e do jovem Quarteto Harmony, de Xangai, ele interpreta criações de sete compositores das três Américas.
Mostrando como os rótulos podem ser relativos, as expectativas frequentemente se invertem ao ouvir o álbum. Assim, a obra mais "experimental", e de audição mais difícil, é a que dá nome ao disco, de autoria do "popular" Egberto Gismonti, 62, enquanto as "Cuatro Danzas Sibilinas", do "erudito" mexicano Eduardo Angulo, 55, revelam um melodismo neorromântico que cai no ouvido com facilidade.
Estão lá o violonista virtuose paulista Sérgio Assad, 57, o jazzista norte-americano Ralph Towner, 69, o singelo argentino Carlos Guastavino (1912-2000) e o rico universo do uruguaio Guido Santórsola (1904-1994).
Mas, em meio a essas distintas poéticas e sotaques, talvez o destaque fique mesmo para o empolgante "Quintetto" de Leo Brouwer, uma obra-prima de vigor e espontaneidade que o compositor cubano, hoje com 70 anos de idade, escreveu quando tinha 17.


RITMOS & DANÇAS

Artista: Aliéksey Vianna
Gravadora: independente
Quanto: preço não informado
Avaliação: ótimo




Texto Anterior: DVDs
Próximo Texto: Conexão POP: Contemporâneas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.