São Paulo, sexta-feira, 20 de fevereiro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Tigrão, o Filme
SBT, 14h45.
  
(The Tigger Movie). EUA, 2000, 77 min. Direção: Jun Falkenstein. Animação da Disney em torno do ursinho Pooh e amigos, entre eles Tigrão, que, após se desentender com outros animais, é convidado a procurar outros tigres para brincar. Para a criançada.

Police Story 2 - Codinome: Radical
Globo, 15h55.
   
(Police Story 2). Hong Kong, 88, 92 min. Direção: Jackie Chan. Com Jackie Chan, Maggie Cheung. Traficantes presos no passado por policial partem para a vingança, atingindo também sua namorada.

Armadilha de Fogo
Record, 22h.
  
(Firetrap). EUA, 2001, 90 min. Direção: Harris Done. Com Dean Cain, Richard Tyson, Lori Petty. Ladrão contratado para roubar chip tem azar: o prédio em que executa o serviço pega fogo, e ele precisa não só terminar o trabalho, como salvar a própria pele e outras vítimas.

O Levante do Gueto de Varsóvia - Parte 2
SBT, 22h15.
  
(Uprising). EUA, 2001. Direção: Jon Avnet. Com Hank Azaria, Leelee Sobieski. Após tomar a Polônia, os nazistas confinam os judeus no tristemente célebre Gueto de Varsóvia. Minissérie que a emissora divide em duas partes. Seqüência dos acontecimentos iniciados na parte de ontem.

Amor Alucinante
Bandeirantes, 1h30.
 
(Head Above Water). EUA, 96, 92 min. Direção: Jim Wilson. Com Harvey Keitel, Cameron Diaz, Billy Zane. Keitel é um respeitável juiz. Diaz, sua mulher. Zane, ex-amante de Diaz. O casal vai passar férias na praia. O marido vai para a pescaria. O ex-amante dá as caras. No dia seguinte, ele é encontrado morto.

Esfera
SBT, 1h45.
 
(Sphere). EUA, 98, 134 min. Direção: Barry Levinson. Com Dustin Hoffman, Sharon Stone. Quatro cientistas são convocados a investigar a existência de misteriosa nave espacial descoberta no meio do mar e que, supõe-se, teria caído na Terra há coisa de três séculos. A partir de um romance de Michael Crichton, Levinson sai de sua escrita, de filmes medianos, e produz um solene flop.

Poder Absoluto
SBT, 4h15.
    
(Absolute Power). EUA, 97, 121 min. Direção: Clint Eastwood. Com Clint Eastwood, Gene Hackman. Ao dar um grande golpe, ladrão presencia a morte acidental de uma mulher. O problema é que um dos envolvidos na história é ninguém menos que o presidente dos EUA. Será quase convencional daí por diante: FBI, CIA, todos atrás do ladrão.Tudo se joga entre salvar um mundo de aparências e instaurar outro, de verdades. Clint em boa forma (mas ele voltaria ao tema com mais vigor). (IA)

Visão sobre a comunidade

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Pode-se ver "Winchester 73" (Telecine Classic, 3h35) ou ler na Bíblia a história de Caim e Abel. Tanto faz, no fundo, porque o filme de Anthony Mann opõe dois irmãos, um bom e outro mau, que disputam uma arma perfeita. Não são os únicos, pois estamos no Velho Oeste, terra de cobiça.
"Winchester" é de 1950, e Mann já tinha filmado várias coisas (desde 1942), mas tenho a impressão de que sua visão sobre a comunidade só se desenvolveria depois. Aqui, o problema é omitido: não existe o homem perdido fora do grupo. Existem dois homens -irmãos- que são, a rigor, um só: a face boa e a face má de cada um. Há um lado bem de abstração germânica, bem Fritz Lang, neste faroeste admirável.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Carnaval na Bahia! Vou acabar botando ovo!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.