São Paulo, quarta-feira, 20 de fevereiro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Documentário

"Retratos" homenageia Affonso Beato

DA REPORTAGEM LOCAL

O diretor de fotografia Affonso Beato, 66, tem uma rara carreira no exterior. Depois de trabalhar, no Brasil, com diretores como Glauber Rocha, o carioca foi à Europa e aos EUA fotografar longas de peso, entre eles "A Rainha" (Stephen Frears) e "Tudo sobre Minha Mãe" (Pedro Almodóvar).
Beato é o homenageado da vez no "Retratos Brasileiros" do Canal Brasil, às 14h, em documentário de Jorge Monclar.
Diretores que trabalharam com Beato, como Cacá Diegues, Zelito Viana e Bruno Barreto, rasgam elogios enquanto traçam a história do fotógrafo, que foi para o exterior nos anos 70, depois de fotografar "O Dragão da Maldade contra o Santo Guerreiro", de Glauber Rocha.
Foi esse o filme, segundo Beato, que promoveu seu encontro com Almodóvar, com quem fez três longas. "Ele se parece muito com o Glauber quando vivo. Os olhos esbugalhados, na ansiedade de resolver coisas, de entender coisas da vida, de se expressar", diz, sobre o diretor espanhol.
"Apaixonado por cor e por contraste", Beato não é contra a tecnologia digital, "que vai tomar conta do mercado". Embora prefira trabalhar com película até o fim de sua carreira. "O cinema digital vai ganhar terreno, maravilha. [...] Mas eu pessoalmente gostaria de... como é que se chama isso? Me aposentar com o filme." (CRISTINA FIBE)

RETRATOS BRASILEIROS - AFFONSO BEATO
Quando:
hoje, às 14h
Onde: no Canal Brasil


Texto Anterior: Artes plásticas: Cildo Meireles ganha prêmio na Espanha
Próximo Texto: Crítica: "Alfredo Garcia" é auge do niilismo de Peckinpah
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.