São Paulo, sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Deborah Montenegro/Divulgação
MALU MADER PÕE A MÃO NA MASSA
Angélica e Malu Mader durante gravação do "Estrelas" do próximo dia 28; a atriz e agora diretora ensina receita de fettuccini, uma de suas especialidades culinárias

Em livro, Bonner revela "modo de fazer" "JN"

O jornalista William Bonner está escrevendo um livro sobre o processo de produção do "Jornal Nacional", que ele edita e apresenta. O livro, o primeiro de Bonner, será lançado em setembro, quando o mais influente telejornal brasileiro completa 40 anos. Deverá se chamar "JN - Modo de Fazer".
A obra apresentará a linha editorial do "JN" ("Mostrar, todos os dias, aquilo que de mais importante aconteceu no Brasil e no mundo, com clareza, isenção e pluralidade", segundo Bonner), a rotina de apuração, a relação com as afiliadas e correspondentes, as reuniões e a preocupação com a linguagem.
Mas, de acordo com a Globo, não será apenas um manual de telejornalismo. Organizado em capítulos e ilustrado com fotografias, terá também bastidores de edições atípicas e de grandes coberturas, além dos desafios da bancada de apresentadores, assuntos que podem interessar ao telespectador comum.
Bonner contará no livro que a edição mais atípica da qual participou foi a do acidente de avião da TAM em Congonhas, em julho de 2007. "Apresentamos o jornal e conversamos ao vivo com vários repórteres, enquanto os fatos transcorriam e eram apurados", lembra.
Revelará também o maior "sufoco" que passou ao vivo: Foi "a leitura da carta aos brasileiros redigida pelos filhos do jornalista Roberto Marinho, no dia seguinte à sua morte [em agosto de 2002]".

PINTINHO CENSURADO
O DJ que animou a festa na casa de "Big Brother Brasil", anteontem à noite, interrompeu a execução da música "Pintinho Amarelinho" logo em seu início. Alguém lembrou a ele de que o "clássico" infantil é de Gugu Liberato, do SBT. O material foi ao ar no pay-per-view.

ASTÚCIA
Só deu SBT na festa infantil de "BBB". Um participante alertou aos demais que, se não se comportassem, ele chamaria a Supernanny. E não faltaram referências a "Chaves".

TOP FIVE
"BBB" foi a maior audiência da Globo na quarta. Deu 35,3 pontos, mais do que "Caminho das Índias" (33,5), mas, curto (oito minutos), foi beneficiado pela novela das oito, que entregou em alta no Ibope.

PRISÃO
A Globo gostou da audiência obtida por "Prison Break", que exibe no lugar do "Programa do Jô". Tanto que decidiu apresentar a segunda temporada imediatamente após o término da primeira, em 5 de março. A série rendeu até agora 9 pontos no Ibope, um a menos do que "Lost", mas sua participação no total de televisores ligados em canais de TV é maior (50%).

SAMBA NO PÉ
Ana Maria Braga gravará parte do "Mais Você" de segunda na madrugada do mesmo dia, no camarote que comprou no sambódromo do Rio.

SHOW DE FÉ
R.R. Soares, o pastor que aluga parte do horário nobre da Band, ganhou do Ministério das Comunicações mais um canal, agora em Ourinhos (SP).


Texto Anterior: José Simão: Socuerro! O Bloco da Espada Preguiçosa!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.