São Paulo, domingo, 20 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

MÚSICA

"Banda Antes" mergulha na praia alternativa

BRUNO YUTAKA SAITO
DA REDAÇÃO

Há um tipo muito específico de consumidor de música pop que não se contenta em habitar as conhecidas terras das paradas de sucesso. Ao contrário, para eles, o que interessa é o obscuro, aquela banda que poucas pessoas conhecem. Se ela fizer sucesso, o desbravador pop pode bradar satisfeito: "Já conhecia antes".
O espírito da descoberta e a aposta em novos talentos movimentam a nova atração da MTV "Banda Antes", na verdade, uma extensão de programa semelhante que foi ao ar no ano passado.
Divide-se basicamente em três partes. Quatro bandas tocam nos estúdios da emissora, outras aparecem em videoclipes demos, além de matérias curtas sobre outros tantos grupos. A grande quantidade de artistas visitados na estréia (12) empolga e faz uma vista panorâmica da atual produção independente brasileira.
Os alternativos top de linha da edição, de modestos seguidores nessa modesta cena, são Cérebro Eletrônico, Wado e Realismo Fantástico, Nervoso e Martha V.
O paulista Cérebro Eletrônico, de influências tropicalistas/pop-rock/eletrônicas, por exemplo, vem de um coletivo que desemboca na prolífica gravadora Reco-Head. Os próprios integrantes revezam-se em vários outros projetos; na MTV, eles tocam "Primeira Pedra", do disco de estréia, "Onda Híbrida Ressonante".
Também homem de muitas bandas, Nervoso (RJ), cantor que retoma a jovem guarda, já tocou em uma batelada de grupos, como Acabou la Tequila, Autoramas etc.; aqui, ele mostra a música "Já Desmanchei Minha Relação".
Vale notar também a ambigüidade do "antes", já que o destino de muitas dessas bandas acaba sendo a dissolução, quando não alcançam o esperado sucesso.


Banda Antes
Quando:
hoje, às 19h, na MTV


TV ABERTA

Personagens garantem permanência de "O Cangaceiro"

O Homem Bicentenário Globo, 12h55.
(Bicentennial Man). EUA, 1999, 132 min. Direção: Chris Columbus. Com Robin Williams. Robô de 200 anos comprado para ajudar nas tarefas domésticas de uma casa revela surpreendentes características humanas. O robô é Robin Williams, portanto humano até demais. Ficção científica baseada em conto de Isaac Asimov.

O Cangaceiro
Cultura, 16h.
Brasil, 1953, 99 min. Direção: Lima Barreto. Com Milton Ribeiro. O conflito entre o grupo de cangaceiros liderados pelo capitão Galdino Ferreira e o menos sanguinário de todos, Teodoro. Um tanto convencional na concepção (que remete ao faroeste), o filme tem uma sincera paixão pelas paisagens e tipos que focaliza, e nisso afirma sua permanência.

Eddie, Ninguém Segura Essa Mulher
Record, 20h30.
(Eddie). EUA, 1996, 100 min. Direção: Steve Rash. Com Whoopi Goldberg, Frank Langella. Whoopi, torcedora fanática dos Knicks, o time de basquete de Nova York, tenta segurar a onda do time, que vai de mal a pior, e acaba se tornando técnica. Também tenta segurar a onda desta comédia.

Sexta-Feira, 13 - 4ª Parte: Capítulo Final
Bandeirantes, 20h30.
(Friday the 13th 4: The Final Chapter). EUA, 1984, 89 min. Direção: Joseph Zito. Com Kimberly Beck, Peter Barton, Corey Feldman. Como de costume, todo mundo em Crystal Lake pensava que Jason estava morto. Bem, não estava. A série ganha, aqui, um diretor bem à altura. Zito é um marreteiro infernal.

A Última Luta
SBT, 22h30.
(Fong Sai-Yuk). Hong Kong, 1993, 97 min. Direção: Cory Yuen. Com Jet Li, Josephine Siao. Fong é o lutador habilíssimo forçado a defender a família, quando o pai passa a ser perseguido pelo imperador, pouco disposto a dialogar com a oposição.

Conspiração Fatal
Globo, 23h45.
(Storm Catcher). EUA, 1999, 105 min. Direção: Anthony Hickox. Com Dolph Lundgreen, Mystro Clark. Piloto de caça, Lundgreen é tomado por ladrão de arma ultra-secreta e devidamente preso. Mas foge, disposto a achar os reais culpados e a reabilitar seu bom nome.

O Aventureiro do Pacífico
Bandeirantes, 0h30.
(Donovan's Reef). EUA, 1963, 109 min. Direção: John Ford. Com John Wayne, Lee Marvin, Elizabeth Warren. Donovan é o homem que, tendo se transferido para uma ilha do Pacífico por conta da Segunda Guerra, lá se instalou e lá decidiu ficar, com sua taberna. Seus problemas começam quando a filha de seu antigo comandante chega ao local. Um Ford menor.

A Hora do Pesadelo
SBT, 1h30.
(A Nightmare on Elm Street). EUA, 1984, 92 min. Direção: Wes Craven. Com John Saxon, Robert Englund. Onde, pela primeira vez, Freddy Krueger invade os sonhos dos adolescentes. Momento de criação de um dos mais aterrorizantes personagem do horror contemporâneo. Craven vai ao sonho, à terrível permeabilidade entre sonho e realidade para compor seu pesadelo. Hoje, já um clássico do horror.

Bem Amada
SBT, 4h.
(Beloved). EUA, 1998, 180 min. Direção: Jonathan Demme. Com Oprah Winfrey, Danny Glover, Kimberly Elise. Em 1873, ex-escrava (Winfrey) começa a receber em sua casa a visita de uma jovem a quem chama de "bem amada". Quem seria ela? História que aborda o final da escravatura no sul dos EUA, mas não só. (INÁCIO ARAUJO)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Severino veste o Supositório da Humildade!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.