São Paulo, segunda-feira, 20 de março de 2006

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FILMES

TV ABERTA

Air America - Loucos pelo Perigo
Record, 15h15.    

(Air America). EUA, 1990, 112 min. Direção: Roger Spottiswoode. Com Mel Gibson. Filme sobre dois pilotos que trabalham para companhia que transporta heroína no Sudeste Asiático e, de passagem, financia uma ofensiva dos EUA, durante a Guerra do Vietnã.

Meu Primeiro Amor
Globo, 15h40.   

(My Girl). EUA, 1991, 98 min. Direção: Howard Zieff. Com Macaulay Culkin. Enquanto o pai viúvo se apaixona por outra mulher, sua filha se atira nos braços de Culkin.

A Casa de Vidro
Globo, 22h15.  

(The Glass House). EUA, 2001, 106 min. Direção: Daniel Sackheim. Com Leelee Sobieski. Após perderem os pais, dois adolescentes são adotados por bondosos vizinhos. O tempo mostrará que estes não são tão bondosos.

Os Irmãos Id & Ota
SBT, 22h30.  

(Meet the Deedles). EUA, 1999, 92 min. Direção: Steve Boyum. Com Paul Steve Wormer. Como castigo, pai decide enviar os filhos para férias educacionais. Eles acabam caindo num parque florestal, onde instauram a anarquia.

Intercine
Globo, 2h15.

Abre a semana o filme brasileiro escolhido pelos espectadores entre "Sonho de Valsa" (1987, de Ana Carolina, com Daniel Dantas) e "Tati, a Garota" (1973, de Bruno Barreto, com Dina Sfat). Para votar no primeiro filme, liga-se para 0800.70.9011; o número para votar no segundo filme é 0800.70.9012 (o que vale de segunda a sexta).

Criaturas 3
SBT, 3h15.  

(Critters 3). EUA, 1990, 84 min. Direção: Kristine Peterson. Com Aimee Brooks. Pela terceira vez, as criaturas do espaço vêm perturbar os terráqueos.

Fugindo do Passado
Globo, 3h55.   

(Twilight). EUA, 1998, 94 min. Direção: Robert Benton. Com Paul Newman. Newman interpreta detetive que, em contato com velho astro do cinema, descobre as sujeiras de Hollywood.

A Droga Maldita
SBT, 4h30.  

(Angel Dusted). EUA,1981, 98 min. Direção: Dick Lowry. Com Jean Stapleton. PCP é o nome de uma droga nova, forte, perigosa, que destrói vidas. Salvar um jovem viciado será a questão do filme. (IA)

TV PAGA

Onde está o cinema popular

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Às vezes é por mero preconceito que as pessoas reclamam da presença dos ricos na atividade cinematográfica. E por que um Walter Salles seria um intruso nessa seara? Qual é o máximo que se deve ganhar por mês para poder fazer um filme? Só os herdeiros devem ser classificados ou também os "self made men"?
Na verdade, o cinema implica, permanentemente, luta política: existe dinheiro para, digamos, 20 filmes; existirão sempre 200 candidatos. Daí vem o problema.
Mas é preciso atentar ao seguinte: desde que surgiu o sistema do patrocínio desapareceram os cineastas populares. Cadê Mojica? E Candeias? Cinema não vive sem cinema popular, nem da recordação exclusiva do passado, hoje representado por Mazzaropi e seu "O Puritano da Rua Augusta" (Canal Brasil, 22h35).


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