São Paulo, sexta-feira, 20 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mônica Bergamo

bergamo@folhasp.com.br

Fotos Mastrangelo Reino/Folha Imagem
O governador José Serra e Marília Gabriela na pré-estréia de "O Homem da Tarja Preta", n oteatro Eva Herz, na Livraria Cultura

Esqueleto

O BC vai entrar como "amicus curiae" (interessado, sem ser parte) na ação movida por bancos privados no STF (Supremo Tribunal Federal) para que sejam desobrigados de pagar aos clientes a correção dos saldos das cadernetas de poupança nos períodos em que cinco planos econômicos foram implementados -Cruzado, Bresser, Verão, Collor 1 e Collor 2. A iniciativa deve reforçar a posição das instituições, que calculam que terão que desembolsar R$ 170 bilhões caso percam as 550 mil ações na Justiça.

ESQUELETO 2
O Banco Central decidiu entrar na ação depois de concluir que as instituições públicas, ou seja, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal, serão afetados de forma intensa caso tenham que pagar a diferença da correção dos planos para seus clientes. A situação da CEF seria especialmente dramática. "O BC só está entrando na ação para defender o tesouro nacional", diz um diretor do banco.

ESQUELETO 3
O departamento jurídico do BC também avaliou que, caso os bancos percam a ação, podem acionar o governo para ir atrás do prejuízo, já que modificaram a correção das cadernetas por exigência de leis aprovadas pelo Congresso. O Plano Verão, de 1989, por exemplo, determinou que o rendimento deveria seguir a remuneração das Letras Financeiras do Tesouro (LFTs), não mais o IPC. A rentabilidade passou a ser de 22%. Entidades de defesa do consumidor dizem que o percentual correto seria de 42%.

VIDA NOVA
André Skaf, filho do presidente da Fiesp, Paulo Skaf, está contratando Evanise Santos, namorada de José Dirceu, para organizar o cerimonial de um encontro de "novos líderes" que está realizando. Ele já convidou ministros para o evento, como Carlos Minc, do Meio Ambiente, e Fernando Haddad, da Educação. Evanise confirma a informação.

PLANOS FUTUROS
Caso feche contrato, será o primeiro trabalho de Evanise fora do governo, que ela deixa em abril. Há outras parcerias em vista, por exemplo, com a publicitária Bia Aydar, da MPM. As duas se conhecem desde quando Evanise trabalhava no Ministério dos Transportes no governo de FHC.

SEGUNDO ROUND
O sindicato das empresas aéreas perdeu na Justiça ação que movia para tentar impedir a liberação de tarifas internacionais pela Anac. As companhias queriam que a agência realizasse audiências presenciais para discutir a questão, e não por internet. Sem sucesso. As tarifas podem ser liberadas nas próximas semanas.

BOLO SEM FERMENTO
A Osesp prepara um concerto para o aniversário de dez anos da Sala SP. O projeto foi mantido apesar da saída do maestro John Neschling, idealizador da apresentação. No entanto, alguns dos convidados sondados, como o barítono Paulo Szot, desistiram de participar após a troca de regente.

EXPORTAÇÃO
Foragido da Justiça, o ex-cirurgião plástico Hosmany Ramos já criou um "título internacional" para seu novo livro, "O Goleador". Em conversa com seus amigos virtuais estrangeiros no Facebook, ele diz, em inglês cheio de erros, que está ocupado com a finalização de "The Gol Maker".

PARA GRINGO VER
O estilista Marc Jacobs teria a chance hoje de mergulhar no universo popular brasileiro na festa organizada para ele na boate gay Cantho, no largo do Arouche, que vende ingressos a R$ 20. Vai ser difícil. Sua segurança terá reforço de mais de 50 homens: 13 na porta da balada, 13 dentro da casa e 30 na rua. Jacobs vem ao Brasil para inaugurar loja nos Jardins.

EU E MEUS AMIGOS
E Jacobs vai usar staff próprio em sua festa: garçons, barmen e até bebidas, como o champanhe Veuve Clicquot, que não costuma ser vendido no local. Outra mudança de hábito: a casa vai barrar os habitués. Só entram convidados dos anfitriões brasileiros do estilista, como a socialite e empresária Natalie Klein.

RELÓGIO
Na pré-estreia de "O Homem da Tarja Preta", anteontem, o ator Dan Stulbach disse aos presentes que a peça atrasaria um pouco porque "parte da produção" estava presa no trânsito.

 

Quem estava a caminho, na verdade, era o governador José Serra, que chegou 30 minutos atrasado e ocupou sua cadeira quando o espetáculo já havia começado.

SEM PRECONCEITO
O ator Murilo Rosa fará o seu primeiro personagem gay, no filme "Como Esquecer", de Malu Martino.
 

As filmagens do longa começam em abril.

CURTO-CIRCUITO
A CANTORA CRIS AFLALO apresenta o show do disco "Quase Tudo Dá", com participação de André Abujamra, na próxima quarta, no teatro do Sesc Vila Mariana. 12 anos.
A PEÇA "FADO DE ROSITA" tem hoje apresentação única no Teatro da USP, em comemoração dos 111 anos de nascimento de Federico García Lorca. 12 anos. Grátis.
A BANDA Manzarek & Krieger, dos fundadores do The Doors, se apresenta no dia 18 de abril, no Espaço Anchieta, em São Bernardo do Campo. Classificação: 16 anos.
A GRIFE Bobstore lança hoje a campanha "Fashion for a Smile". Camisetas com o símbolo "Smiley Face" serão vendidas com renda revertida para a comunidade de Canapi, em Alagoas.
A LE BONBON inaugura hoje sua segunda loja na cidade, no shopping Morumbi, com degustação de chocolates.
A TIME FOR FUN foi apontada pela revista "Pollstar" como a quarta maior promotora mundial de shows em 2008.
A PLAY IT AGAIN , agência de publicidade ligada ao mercado musical, comemora 20 anos com festa hoje, no Vila Über.

com IVAN FINOTTI, DIÓGENES CAMPANHA e DÉBORA BERGAMASCO


Texto Anterior: Horário nobre na TV aberta
Próximo Texto: Rock cabeça
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.