São Paulo, sábado, 20 de março de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Nelly Furtado vai do pop careta ao sexy

Cantora canadense inicia na próxima semana uma turnê que passa por Porto Alegre, São Paulo e Rio de Janeiro

Shows no país vão mostrar as diversas fases da carreira de Furtado, desde suas canções comportadas até a provocadora "Maneater"

DA REPORTAGEM LOCAL

Em uma tentativa de ampliar a quantidade de fãs, muitas das cantoras pop atuais modificam música e imagem de disco para disco. Madonna é craque nisso.
E a canadense Nelly Furtado abraçou essa estratégia.
A trajetória dessa descendente de portugueses pode ser dividida de acordo com os álbuns que ela lançou:
1) começou investindo em canções comportadas, convencionais, caretas, no disco "Whoa, Nelly!", de 2000;
2) em "Folklore", 2003, mergulhou na world music;
3) a reinvenção continuou em 2006 com "Loose", quando chamou o superprodutor Timbaland, que lhe emprestou um verniz dançante e sexy;
4) percebeu que poderia explorar os mercados de língua espanhola e gravou "Mi Plan", em 2009, feito totalmente com canções em espanhol;
5) para não ser esquecida nos EUA, prepara o lançamento de "Lifestyle" para este ano, em que tangenciará o indie rock ao produzir música com a elogiada banda Passion Pit.
As quatro primeiras Nellys serão vistas no Brasil, em turnê que será iniciada na quinta-feira em Porto Alegre e que depois segue para São Paulo (dia 27, no Via Funchal) e Rio (dia 28).
"As mulheres parecem ter mais facilidade em mudar de estilos", afirma Furtado em entrevista à Folha, por telefone. Ela queria conversar em português, mas quando sentia dificuldade em encontrar uma palavra, mudava para o espanhol e o inglês. "Eu mudo a maneira de cantar, meu comportamento. Cada álbum mostra novas produções, uma nova fase. Em "Loose" eu me sentia sexy, por isso as músicas daquele disco soaram daquela maneira."

Coração pop
"Loose" é, talvez, o melhor disco de Nelly Furtado, por ser recheado por canções urbanas, contemporâneas como "Promiscuous" e "Maneater". Mas, querendo mudar, ela diz que a parceria com Timbaland foi suspensa. Para "Lifestyle", ela chamou Salaam Remi (que já produziu Amy Winehouse).
"É uma nova direção. Minha música sempre teve um coração pop. O álbum terá influências alternativas. Fiz uma música com o vocalista do Passion Pit. Há também uma faixa bem reggae", adianta a cantora.
Para os shows brasileiros, Furtado virá acompanhada de uma banda e três vocalistas de apoio. "Gosto de fazer shows divertidos, cheios de energia."
E ela conta que seu álbum posterior pode ter várias canções em português. (THIAGO NEY)


NELLY FURTADO
Quando:
dia 27/3, às 22h
Onde: Via Funchal (r. Funchal, 65, Vila Olímpia; tel. 2144-5444)
Quanto: de R$ 180 (pista) a R$ 300 (pista premium e camarote;
Classificação: 14 anos



Texto Anterior: Documentário mostra bastidores da volta do Blur
Próximo Texto: Frases
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.