São Paulo, domingo, 20 de março de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

Terremoto no Japão abre novela da Globo

"Morde & Assopra", de Walcyr Carrasco, que estreia amanhã às 19h, manterá cena de tremor gravada há meses no país

Emissora argumenta que formato não tem compromisso com a realidade; autor afirma ter tido premonição

KEILA JIMENEZ
COLUNISTA DA FOLHA

Monte Fuji, Japão. Imagens de um sítio paleontológico em atividade e um acampamento com trabalhadores japoneses carregando fósseis de animais marinhos.
De repente, a terra treme para valer. Todos correm assustados. O acampamento desaba. Uma fenda imensa na terra se abre e começa a engolir tudo ao redor.
Seria mais uma triste imagem do terrível terremoto que atingiu o Japão na semana passada, se não fosse a primeira cena de "Morde & Assopra", a nova novela das 19 horas da Globo, que estreia amanhã.
Coincidência ou "premonição" -como o autor da novela, Walcyr Carrasco, anunciou-, a cena foi gravada há meses e irá ao ar do jeito que foi concebida, sem a preocupação de se é ou não de mau gosto para o momento atual.
Como em várias novelas da Globo, "Morde & Assopra" teve gravações fora do país. Japão foi o destino eleito, já que terá forte influência na história.
Mesmo em se tratando de um momento delicado e de apreensão em todo o mundo, a Globo não vai editar a eventual semelhança entre vida real e folhetim. Diz que novelas não têm compromisso com a realidade e que o terremoto ficcional irá ao ar de maneira bem respeitosa.
"O Japão é um lugar onde terremotos são constantes, mas numa escala bem menor. Quando escrevi a cena, fiquei até preocupado se teria credibilidade por se tratar de um grande terremoto", conta Walcyr Carrasco, que fez a festa com a "coincidência" na internet.
"De repente, a realidade me venceu", disse o autor. Há dez anos, a Globo passou por situação semelhante, em escala menor.
"O Clone", de Glória Perez, apostou na cultura muçulmana no momento em que o mundo inteiro tentava entendê-la. A trama estreou três semanas após o ataque às Torres Gêmeas, no EUA. Além de no Monte Fuji, a Globo gravou por 15 dias em plantações de arroz, templos e restaurantes no Japão.
Entre esses cenários e Marília, interior de São Paulo, desfila "Morde & Assopra", que tem como par romântico principal a paleontóloga Júlia (Adriana Esteves) e o fazendeiro Abner (Marcos Pasquim). Em clima de gata e rato, ela procura fósseis de dinossauros nas terras dele.
A trama traz também um núcleo nipônico e um cientista vivido por Mateus Solano.
Ao ficar viúvo, ele resolve criar uma androide semelhante à sua esposa.
O humor fica por conta dos clientes de um spa no folhetim, que pode marcar a passagem de Walcyr Carrasco para o seleto time de autores da faixa das 21 horas da rede.
Se audiência e coincidências andarem juntas, a promoção está garantida.

NA TV
Morde & Assopra
Estreia da novela
QUANDO Segunda, às 19h30, na Globo
CLASSIFICAÇÃO 10 anos




Texto Anterior: Música: Duo Barroco faz show grátis no teatro do Sesi
Próximo Texto: Tuitadas
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.