São Paulo, sexta-feira, 20 de abril de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

Globo faz autocensura em "Presença de Anita"

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

O controle de qualidade da TV Globo se antecipou ao Ministério da Justiça e já enquadrou a minissérie "Presença de Anita" como "imprópria" para menores de 18 anos. A emissora decidiu só exibir o programa, em agosto e setembro, após as 23h.
A minissérie, de Manoel Carlos, relata a história de uma jovem de 17 anos que seduz um homem maduro e um rapaz de 16. Haverá cenas de sexo entre Anita e o adolescente. Por isso, a Globo está fazendo testes com atores maiores de 18 para interpretá-los.
"Para o tipo de história que eu tenho, o horário (23h) é muito bom (tudo bem que 22h30 seria melhor), porque "Anita" é muito forte. Não deve ser vista por crianças e adolescentes", afirma Manoel Carlos, autor do "conto de fadas" "Laços de Família".
A Globo, por outro lado, pretende faturar com o marketing de minissérie "proibida para menores". O veto a menores em "Laços" rendeu o recorde de audiência da emissora no ano passado.
Assim como "Laços de Família", "Presença de Anita" deverá causar polêmica com a Igreja Católica. O original de Mário Donato, publicado em 1948, foi condenado pela Igreja. A obra era encapada por seus leitores e chegou a ter tarja na capa com a recomendação "livro para adultos". "A Igreja certamente vai repudiar, uma vez que Mário Donato quase foi excomungado por causa do romance", diz Manoel Carlos.

OUTRO CANAL

Traço
O primeiro ibope da TV paga está envergonhando canais de notícias. A Globo News tem média de apenas 2.753 telespectadores, das 18h às 24h, entre 688.342 pessoas com mais de 35 anos. A CNN tem só 165 telespectadores e a BBC World, 48.

Feitiço
A Globo cedeu os direitos da Copa do Brasil para a Rede TV! e ficou três pontos no ibope atrás do SBT anteontem à noite. Com Palmeiras x Universidade do Chile, pela Libertadores, a Globo teve 20 pontos de média. A Rede TV! dividiu a platéia do futebol e levou 8 pontos com Santos x Bahia, recorde da emissora com transmissões esportivas.

Feiticeiro
Um grupo de sindicalistas foi ontem a Brasília pressionar senadores contra a renovação das concessões da TV Manchete e consequente transferência para a Rede TV!, que não está honrando compromissos trabalhistas.

Oculto
Não é apenas a EPTV, afiliada da Globo no interior de São Paulo, que está boicotando o "Sociedade Anônima", de Cazé. A RBS, que cobre todo o Rio Grande do Sul e Santa Catarina, também está exibindo o programa só de madrugada, após um esportivo local.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: José Simão: Buemba! Quem paga imposto é PO, politicamente otário!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.