São Paulo, terça-feira, 20 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

O Perseguido
SBT, 15h.
 
(Hounded). EUA, 2001. Direção: Neal Israel. Com Tahj Mowry, Craig Kirkwood. Jovem tem seus desenhos apreendidos pelo diretor da escola. São trabalhos fundamentais para que obtenha uma bolsa de estudos. Para seu espanto, tempos depois os trabalhos são apresentados pelo filho do tal diretor. Feito para TV.

Passe de Mágica
Globo, 15h55.
  
(A Simple Wish). EUA, 1997, 89 min. Direção: Michael Ritchie. Com Martin Short, Kathleen Turner. Menina chama por sua fada madrinha. Em vez dela, aparece um mágico atrapalhado, embora bem talentoso, para envolver a menina em suas confusões. Infantil.

Bater ou Correr
SBT, 22h30.
  
(Shanghai Noon). EUA, 2000, 110 min. Direção: Tom Dey. Com Jackie Chan, Owen Wilson, Lucy Liu. Em que Jackie Chan, guarda imperial chinês, acaba no Velho Oeste, em busca da princesa Lucy Liu, seqüestrada por malfeitores. Faroeste, mais caratê, mais comédia.

Intercine
Globo, 1h25.

Sob Fogo Cruzado" (2000, de Luca Bercovici, com William Forsythe, Dennis Hopper) e "Uma Noiva e Tanto" (1993, de Thomas Schlamme, com Mike Meyers, Nancy Travis) disputam a vaga de terça.

O Efeito Dominó
SBT, 2h20.
  
(The Trigger Effect). EUA, 1996, 96 min. Direção: David Koepp. Com Elisabeth Shue, Kyle MacLachlan, Dermot Mulroney. O blecaute no sul da Califórnia e suas implicações na vida de um casal. Aliás, entre outras, de casal passamos a um triângulo amoroso. Assim é no escuro (e com bons atores na jogada).

As Bruxas de Eastwick
Globo, 3h10.
   
(The Witches of Eastwick). EUA, 1987, 118 min. Direção: George Miller. Com Jack Nicholson, Michelle Pfeiffer, Cher, Susan Sarandon. Três mulheres apelam ao diabo a fim de ter um homem. Como o homem aparece e se revela diabólico, a pequena cidade onde vivem, na Nova Inglaterra, entra em parafuso. Simpática fábula sobre a liberdade e a repressão, que tem contra si, no entanto, o caráter de fábula, excessivamente abstrato. A ver, sem dúvida.

Fuga Desesperada
SBT, 4h10.
 
(Fugitive Among Us). EUA, 1991, 90 min. Direção: Michael Toshiyuki Uno. Com Peter Strauss, Eric Roberts. Detetive aplicado (Strauss) segue com afinco o fugitivo Roberts. A horas tantas se toca de que ele talvez não fosse assim tão culpado. Feito para TV. Só para São Paulo. (IA)

Num mundo de silêncio

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Como filmar a adolescência não é fácil, convém ir aos filmes que tratam do assunto apropriadamente. Nos cinemas há "Elefante", notável, de Gus van Sant, que em princípio trata de violência juvenil, mas que aborda na verdade o mundo de silêncio dessa idade.
"Elefante" é por causa da piada: os cegos, cada um, tocam numa parte do animal e o interpretam segundo pressupostos que já não se aplicam à nova realidade.
"Kids" (Telecine Emotion, 1h50), de Larry Clark, é um pouco assim: quanto mais nós, adultos, olhamos esses garotos e garotas que transitam de cá para lá, se drogam, transam, mais eles escapam à nossa compreensão.
Não há como enquadrar. Ou antes, é inútil: falemos de educação, família e polícia. Cada vez se volta à piada do elefante.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Garotinho Urgente! Mataram o traficante errado!
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.