São Paulo, segunda-feira, 20 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Morre aos 78 o escritor J. G. Ballard

DA REPORTAGEM LOCAL

O escritor J. G. Ballard morreu ontem, aos 78 anos, em sua casa em Londres. Ballard sofria de câncer de próstata, mas o comunicado oficial de sua agente, Margaret Hanbury, diz apenas que ele morreu "vítima de uma doença prolongada".
Nascido em Xangai (China), o escritor é considerado um dos renovadores da ficção cienífica. No entanto, sua obra mais conhecida é "O Império do Sol", romance autobiográfico que narra a sua infância passada em um campo de prisioneiros japoneses, na China, durante a 2ª Guerra Mundial. Em 1987, Steven Spielberg adaptou a obra para o cinema.
Em 1996, o canadense David Cronenberg transpôs para as telas "Crash - Estranhos Prazeres", polêmico romance de Ballard que tem como protagonistas pessoas que relacionam seu prazer sexual com acidentes de carro.
A Companhia das Letras publicou no Brasil "Terroristas do Milênio", "O Reino do Amanhã" e "Crash". A BestBolso editou recentemente "O Império...".


Texto Anterior: Memória: Morre o maestro Sebastião Vianna
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.