São Paulo, quarta-feira, 20 de abril de 2011

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música

"Pior música da história" bate recorde na web

Cantada por Rebecca Black, 13, "Friday" é criticada por milhares, mas superou Justin Bieber e Lady Gaga

Garota já faturou mais de US$ 100 mil com o vídeo, presente de sua mãe que teria custado em torno de US$ 4 mil

Jason La Veris/FilmMagic/Gettyimages
Rebecca Black, 100 milhões de visualizações no YouTube em um mês

CAROL NOGUEIRA
DE SÃO PAULO

A frase que inicia a canção "Friday" (sexta-feira) só poderia ser cantada por uma menina de 13 anos: "Eu acordo às 7h da manhã. Preciso comer cereal, pegar o ônibus e encontrar meus amigos".
Normal. O espanto é que tenha batido um recorde de 100 milhões de visualizações no YouTube em um mês.
A garota da vez, a nova moda passageira da internet, o último "novo preto" chama-se Rebecca Black, uma legítima patricinha californiana, que mora com os pais em Orange County, uma das regiões mais ricas dos EUA.
Os 100 milhões de visualizações são um número altíssimo para os padrões dos chamados virais -vídeos que se propagam rapidamente na rede. Quem detinha o recorde era "Baby", do teen Justin Bieber, 17.
A diferença é que ele levou o dobro do tempo para chegar ao mesmo número e já era um astro quando lançou seu vídeo.
Já Rebecca Black nem sequer tinha um compacto lançado. Nunca fez um show na vida. Fez o vídeo por diversão, depois que ganhou de sua mãe US$ 4.000 (cerca de R$ 6.400) para que gravasse em uma produtora destinada a "pequenos talentos musicais", a Ark Music Factory.
A gravadora é comandada pelos produtores Patrice Wilson e Clarence Jey, que também compõem as pérolas gravadas por crianças como Black. Todas com as mesmas características: melodias pegajosas, vídeos toscos e muito Auto-Tune- programa de computador que "conserta" a voz do "cantor".
"Nós damos a elas o vídeo, a música, fotos, consultoria de imagem, tudo", diz o produtor Patrice Wilson.
No caso de "Friday", deu muito certo. Há duas semanas, a revista "Billboard" estimava que Black faturasse US$ 27 mil por semana com publicidade, vendas no iTunes, "ringtones" etc. Só com as visualizações, ela faturou mais de US$ 100.000 (cerca de R$ 160 mil).
E a garota, no melhor estilo "celebrity", avisou que não vai manter o dinheiro. Ela disse à revista de fofocas "US Magazine" que vai doar todo seu lucro para as vítimas do terremoto no Japão.

CHORO
A grandeza de Black não é unanimidade. Até agora, "Friday" recebeu muito mais críticas ruins do que boas. A versão americana do site Yahoo! chamou a canção de "a pior de todos os tempos".
"Quando eu li os comentários maldosos, chorei. Não acho que eu seja a pior cantora", declarou Rebecca ao "Good Morning America".
Outro fator que ajudou a aumentar o sucesso de Black foi o grande número de paródias, versões e remixes, todos eles de gozação, é claro.
"Cantada" por Bob Dylan, em estilo emo, punk ou dubstep, e com todos os outros dias da semana, além da sexta-feira, "Friday" virou a festa dos comediantes norte-americanos, como Kyle Cease e o apresentador Conan O'Brien, e apareceu até no "Saturday Night Live".
O próximo vídeo de Black vai se chamar "LOL" (sigla em inglês que significa "rindo alto"). E, se depender da internet, ela deve continuar rindo. E bem alto.


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