São Paulo, segunda-feira, 20 de maio de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TELEVISÃO

TV pública vai pressionar candidato por verba

DANIEL CASTRO
COLUNISTA DA FOLHA

Ameaçadas de virar sucata com a adoção da TV digital, por não terem dinheiro para comprar novos equipamentos, as TVs públicas vão tentar colocar o problema nos programas de governo dos candidatos à Presidência da República e aos governos estaduais.
Em encontro na semana passada, 23 das 25 TVs públicas do país decidiram exigir dos candidatos um compromisso público de defesa desse tipo de emissora, que depende de verbas oficiais.
Em uma primeira etapa, as emissoras irão encaminhar aos candidatos um ofício pedindo deles um documento sobre suas posições sobre o assunto. Depois, irão convidá-los a participarem de programas de TV em que discutirão políticas de comunicação.
Os presidenciáveis terão espaço no "Opinião Nacional", gerado pela TV Cultura, de São Paulo, e exibido em rede nacional. Os candidatos a governadores participarão de programas locais.
Da esfera federal, essas emissoras temem projetos de lei que, por exemplo, as impeçam de exibir publicidade. Dos Estados, temem o esgotamento das verbas.
Já nesta semana, as TVs públicas irão travar outra batalha. Vão ao Congresso pedir uma vaga no Conselho de Comunicação Social, órgão consultivo em fase de composição. O conselho, de acordo com proposta feita pelo Senado, na semana passada, terá sete funcionários do Congresso como representantes da sociedade civil.

OUTRO CANAL

Lobby 1 Partiu da TV Globo, e não do governo federal, a idéia de uma portaria obrigando a emissora a transmitir a Copa do Mundo em sinal aberto para antenas parabólicas. A medida serviria para a Globo se justificar com a Fifa, que a impede, por contrato, de transmitir a Copa em sinal aberto via satélite.

Lobby 2 Procurado pela Globo para resolver o assunto, o Ministério das Comunicações devolveu a bola para a emissora. O órgão avalia não ter instrumentos legais para impor uma medida dessas, uma vez que o sinal captado pelas parabólicas é, em princípio, um canal de comunicação privado, entre a emissora e suas afiliadas.

Aquecimento A Globo vai reprisar a minissérie "Dona Flor" de 4 a 21 de junho, entre o "Programa do Jô" e os jogos da Copa da Mundo.

Charlie Brown Os saudosos do "Cassino do Chacrinha" e do "Globo de Ouro" vão adorar. Benito di Paula aparece no capítulo de hoje de "O Clone" dando show no Bar da Jura. Alcione, Fundo de Quintal e um bombeiro que canta e assovia serão os próximos. Ainda dá tempo de convidar Perla, Sidney Magal, Biafra...

Nove A produção do "Falando Francamente", de Sônia Abrão, no SBT, está preocupada. Na sexta-feira, o programa começou com 13 pontos no Ibope e terminou com 4. Desse jeito, terá vida curta.

E-mail - daniel.castro@uol.com.br



Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: Filmes e TV paga
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.