São Paulo, domingo, 20 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MTV americana testa candidatos a Menudo

Concurso aposta na retomada da marca que, nos anos 80, revelou Ricky Martin

Sete selecionados terão avaliada, em "reality show", a habilidade de trabalhar em grupo; conjunto unirá hip hop e r&b com influência latina

Rick Maiman - 28.abr.2007/Associated Press
Da esq. para a dir., os integrantes do júri Don Omar, Laura B e Johnny Wright acompanham a audição de candidatos a Menudo


DENYSE GODOY
DE NOVA YORK

Sucesso retumbante na década de 80, o Menudo agora está sendo reinventado. Por meio de um concurso combinado com reality show, a MTV Tr3s -canal musical que mistura a cultura latina e a americana- e a gravadora Epic vão selecionar os cinco novos integrantes da banda.
Entre 50 e 60 garotos de 14 a 20 anos se apresentaram para participar de cada um dos quatro testes iniciais realizados. Diante dos jurados, como o ex-Backstreet Boys Howie Dorough e o cantor e compositor Don Omar, eles tiveram que cantar, à capela, uma música em espanhol e outra em inglês.
Os semifinalistas, escolhidos em cada uma dessas audições, são revelados em um programa especial da MTV Tr3s que passa aos sábados nos EUA. De Nova York, saíram 11; de Los Angeles, apenas um; de Dallas, foram cinco; e, de Miami, seis.
Até o fechamento desta edição, apenas os semifinalistas de Miami haviam sido anunciados. Antony Del Rio, 15, é um deles. Ele mora com a família na cidade e nunca tinha ouvido falar da banda antes do concurso -a mãe, cubana, e o pai, colombiano, lhe contaram a história. "Foi assim que Ricky Martin começou, então, para mim, é a oportunidade de abrir um caminho para chegar onde ele está", diz Del Rio. O aspirante a menudo começou a atuar em filmes em comerciais para a televisão aos quatro anos de idade e hoje não se imagina fazendo outra coisa. "Sempre amei entreter e ser o centro das atenções", conta. "Tive aulas de canto e dança para me tornar um artista completo."
Além do forte apelo que a música latina tem no mercado americano -depois de Ricky Martin, pode-se citar Jennifer Lopez e Shakira como exemplos de cantores que se deram bem nesse nicho-, os organizadores apostam na marca Menudo para garantir o êxito do empreendimento.
"Fizemos várias pesquisas e percebemos que é um nome que ainda tem apelo muito grande para o público. Não exatamente entre os jovens que fazem parte da nossa audiência, afinal, muitos nem eram nascidos quando a banda chegou ao auge, mas para os seus pais e irmãos mais velhos. Eles acabam influenciando para que os mais novos assistam, prestem atenção e acabem gostando", explica Lily Neumeyer, vice-presidente de programação e produção da MTV Tr3s. Na sua opinião, existe espaço, sim, para mais uma "boy band". "No mundo musical, existem ciclos, e creio que é uma boa hora para um lançamento como este."
Após todos os semifinalistas virem a público, no começo de junho, eles passarão por mais uma peneira com os juízes, e dali sairão os sete que vão protagonizar um "reality show". Morando juntos, os concorrentes serão testados em sua habilidade para trabalhar em grupo. O novo Menudo começa a gravar seu primeiro álbum em setembro.
Para os fãs antigos, um recado: não se deve esperar da banda que vai surgir nada parecido com o pop chiclete que o Menudo mostrava anos atrás. "Vai ser um som diferente", comenta Brandon Creed, diretor da Epic. "Vamos pegar elementos da música popular, incluindo hip hop e rythm'n'blues, e fundir com as influências latinas para chegar ao mais moderno disco pop." Assim, a gravadora espera que os meninos sigam ainda além do que a original conquistou.


Texto Anterior: Novo volume da Coleção Folha destaca pintura de Henri Matisse
Próximo Texto: Primeira turnê no Brasil foi conturbada
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.