São Paulo, quinta-feira, 20 de maio de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica/"Ribeirão do Tempo"

"Ribeirão do Tempo" traz direção ágil, mas escorrega em trama chocha

ROBERTO DE OLIVEIRA
DA REPORTAGEM LOCAL

"Ribeirão do Tempo", aposta da Record para o horário nobre, só entrou no ar depois que ""Passione" (Globo) encerrou seu segundo capítulo. A estratégia lembrou os velhos tempos de vice-liderança do SBT.
A espera pela história de Marcílio Moraes valeu a pena por causa do clima bucólico da caprichada cidadezinha cenográfica cercada por montanhas e pela direção ágil, com múltiplas tomadas, imagens debaixo d'água e aéreas. Parecia videoclipe. Se a parte técnica avança, o mesmo ainda não dá para dizer sobre a trama.
Sabe-se que a grã-fina Eleonora (Jacqueline Laurence) irá fazer das tripas coração para construir um resort, tumultuando a pacata Ribeirão.
Descobrimos que ela nasceu ali, teve um filho e o abandonou antes de ir para a Europa acumular fortuna e soberba. Com sotaque afrancesado e esnobe, Eleonora está de volta, na verdade, para recuperar a cria.
Tanto na novela da Record como na da Globo vamos assistir à maratona materna na tentativa de legitimar o rebento.
Para amenizar a empáfia de Eleonora -abusada, desfilou pelo vilarejo de limusine e modelito do tipo Channel-, Moraes tentou fazer piada.
O autor apresenta Querêncio (Taumaturgo Ferreira) de pileque. O rapaz busca cura nas milagrosas águas do ribeirão. A cena dele se afogando deu engasgo. De vergonha.
Melhor seria antecipar o assassinato de Dirce (Françoise Forton), prometido para os próximos capítulos. Cenas de crimes costumam ao menos manter o espectador ligado, que o diga Silvio de Abreu. As águas de "Ribeirão do Tempo" andam mornas demais.


RIBEIRÃO DO TEMPO

Quando:
de seg. a sex., às 22h, na Record
Classificação: livre
Avaliação: regular




Texto Anterior: Coleção destaca Nelson Cavaquinho
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.