São Paulo, sexta-feira, 20 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Filmes

Uma Festa de Arromba
SBT, 14h15; livre (House Party). EUA, 1990, 100 min. Direção: Reginald Hudlin. Com Christopher Reid, Martin Lawrence, Christopher Marton, Tisha Campbell Smith.
Depois de briga na escola, Kid é castigado pelo pai, que o proíbe de sair de casa no mesmo dia da festa de um amigo. O garoto dribla o pai, mas não seus desafetos do colégio, que não deram a briga por encerrada.

Independence Day  
Globo, 15h30; 12 anos. EUA, 1996, 153 min. Direção: Roland Emmerich. Com Jeff Goldblum, Bill Pullman, Will Smith.
No dia 4 de julho, o tal Independence Day (Dia da Independência) nos EUA, alienígenas invadem a Terra, explodem a Casa Branca, fazem literalmente o inferno no planeta. Os ímpetos heróicos afloram, não só entre cidadãos como também nas veias do presidente americano, que até avião pilotará. Um filme da era Bush, Nixon, Reagan, Truman e quaisquer outros presidentes americanos linha-dura que adoram criar falsos monstros e invadir países ou fazer faxina em casa. E Emmerich, no caso, é um diretor de segunda, sem dúvida.

Mais uma Sexta-Feira em Apuros   
SBT, 22h45; 18 anos. (Next Friday). EUA, 2000, 93 min. Direção: Steve Carr. Com Ice Cube, Mike Epps, Justin Pierce.
Ice Cube, herói de um anterior "Friday", é forçado a mudar-se -pois está sendo perseguido por desafetos- para a casa de um tio rico, maníaco sexual, drogado etc., que vive cercado de maníacos sexuais, drogados etc. Comédia.

Passaporte para a Vida   
Cultura, 23h40, 12 anos. (Laissez Passer). França, 2002, 170 min. Direção: Bertrand Tavernier. Com Jacques Gamblin, Denis Podalydès, Charlotte Kady.
Durante a invasão da Alemanha nazista à França, na Segunda Guerra Mundial, dois amigos separam-se. Um deles entra, como assistente de direção, para uma empresa alemã que produz filmes em solo francês, aceitando todas as concessões. O outro, poeta e roteirista, não se dobra e também questiona. Entre eles, tantos outros curvando-se às ordens dos invasores. Tavernier faz um filme de punho firme, ora driblando bem o discurso político, ora quase caindo nos chavões.

Intercine
Globo, 1h42. A escolha do espectador fica entre o thriller policial "Donnie Brasco" (1997, classificação indicativa não informada, de Mike Newell, com Al Pacino, Johnny Depp) e a comédia "Garotas do Calendário" (2003, 12 anos, de Nigel Cole, com Helen Mirren, Julie Walters).

A Guerra dos Roses    
Globo, 3h55; 14 anos. (The War of the Roses).
EUA, 1989, 116 min. Direção: Danny DeVito. Com Michael Douglas, Kathleen Turner, Danny DeVito.
A lúcida (porque bastante real e freqüente) separação de um casal que começou a relação às mil maravilhas e chega agora em pé de guerra. Um tanto comédia, mas bastante dramática em alguns instantes, este filme muito bem dirigido por DeVito vai fundo na prospecção sobre o assunto, tirando maravilhas cinematográficas, inclusive na atuação de Douglas e Turner.
(PAULO SANTOS LIMA)

Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: José Simão: Era Dunga! Agora é ERRA DUNGA!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.