São Paulo, domingo, 20 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Brancos e rosados

Os dois primeiros volumes da Coleção Folha O Mundo do Vinho chegam hoje às bancas; no domingo que vem, obra desfaz preconceitos contra exemplares subestimados da bebida

DE SÃO PAULO

O terceiro volume da Coleção Folha O Mundo do Vinho chega às bancas no próximo domingo, dia 27. O livro introduz o leitor ao universo dos vinhos brancos e rosados -dois gêneros da bebida que merecem mais atenção.
"O vinho branco é o típico produto subestimado", provoca o autor dos textos, o jornalista especializado Eduardo Viotti, na apresentação da obra. Há regiões, segundo ele, onde a predileção pelos tintos chega a 90%.
Além de exemplares europeus de grande prestígio, como os da Borgonha, da Alsácia e da Alemanha, os vinhos brancos são versáteis, tanto na compatibilização com pratos quanto na adequação a diversas situações -em coquetéis, recepções ou mesmo à beira da piscina.
Já o rosado, muitas vezes encarado com desprezo, vem resgatando sua imagem graças à qualidade alcançada nos últimos anos.
O livro procura debelar esses preconceitos. Ao longo de 60 páginas, ricamente ilustradas, o leitor vai conhecer, entre outros aspectos, as particularidades da vinificação de um branco e as principais regiões produtoras do mundo -geralmente, de clima mais frio, o que preserva melhor a acidez da bebida, característica fundamental de um bom rótulo.
A metade final da obra dedica-se ao vinho rosado, que tem na França as regiões produtoras mais famosas, como Tavel (no Rhône) e Anjou (no Vale do Loire).
O estilo vive uma espécie de renascimento desde a década de 1990. Segundo dados da Vinexpo (a maior feira mundial de vinhos, na França), é também o que teve o maior crescimento mundial de consumo entre 2003 e 2007 -12,96%, contra 7,42% (tintos) e 1,49% (brancos).
A obra também ensina como identificar bons brancos e rosados, além de oferecer, para cada um, um exercício passo a passo de degustação.
A coleção terá ao todo 16 volumes, publicados a cada domingo até 26 de setembro.


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Televisão: Sede de sexo e sangue move "True Blood"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.