São Paulo, domingo, 20 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Coleção destaca obra de Paulo Vanzolini

Sambista é tema de livro-CD, que é lançado no próximo domingo

Autor bissexto, criou as clássicas "Ronda" e "Volta por Cima" nos intervalos de seu trabalho como zoólogo

DE SÃO PAULO

Lembrado sempre como um dos principais nomes do samba em São Paulo, Paulo Vanzolini é autor de poucas canções, mas muitos clássicos. Compositor bissexto, nas horas vagas do trabalho de zoólogo escreveu "Volta por Cima", "Ronda" e outras.
É dedicado a ele o 16º livro-CD da Coleção Folha Raízes da Música Popular Brasileira, nas bancas no próximo domingo.
Paulo Emílio Vanzolini nasceu em São Paulo em 1924. Passou parte da infância no Rio de Janeiro e lá ouviu muito samba nas rádios.
Quando entrou para a Faculdade de Medicina da USP, aos 18 anos, começou a se envolver com rodas paulistas de samba e a compor.
Aos 21, escreveu sua música mais famosa, "Ronda", que só acabaria gravada oito anos depois. Com letra trágica e poética sobre a noite paulistana, a canção foi registrada por acaso como o lado B do disco de estreia de uma amiga de Vanzolini, Inezita Barroso, em 1953.
Nos anos 1970, a música seria regravada por intérpretes como Marcia e Maria Bethânia e faria mais sucesso do que a versão original.
O cantor Noite Ilustrada, em 1963, lança "Volta por Cima", a segunda composição de Vanzolini gravada. O nome viraria expressão popular, depois até no dicionário.
Apenas em 1967 Vanzolini teve um disco inteiro gravado com canções suas: "Onze Sambas e Uma Capoeira". E gravou um único disco cantando suas músicas, em 1981.
Além de compositor, ele é doutor em zoologia por Harvard e foi diretor do Museu de Zoologia da USP. Hoje, vive em São Paulo.
O autor do volume sobre Paulo Vanzolini é o jornalista Tom Cardoso, em edição com biografia, discografia, letras e fotos. O CD acompanhante vem com "Volta por Cima", com Mauricy Moura, "Ronda", com Marcia, e "Samba Abstrato", com Carmen Costa, entre outras.


Texto Anterior: Vanessa vê TV: Em "Roma", como os romanos
Próximo Texto: Novelas da semana
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.