São Paulo, domingo, 20 de junho de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Orquestra de Hannover toca hoje em SP

Regida pelo japonês Eiji Oue, orquestra sediada na Alemanha esteve no Brasil duas vezes, em 1999 e em 2003

Na Sala São Paulo, filarmônica apresenta repertório de maior fôlego, com peças de Dvorák e Beethoven

IRINEU FRANCO PERPETUO
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Velho conhecido do público paulistano, o regente japonês Eiji Oue, 52, volta nesta semana à cidade para reger a Filarmônica da Rádio NDR de Hannover, da qual é regente laureado, na série do Mozarteum Brasileiro.
"Tenho uma lembrança muito boa do Brasil, porque minha relação com a orquestra começou aí", afirma o ex-aluno de Leonard Bernstein (1918-1990), que ocupou até o ano passado o cargo de regente titular da filarmônica, com a qual esteve por aqui em 1999 e 2003.
"Nesse período, o som da orquestra mudou. Num mundo globalizado, as orquestras tendem a soar iguais, mas recuperamos a sonoridade germânica tradicional", afirma.
Em anos anteriores, Oue também se fez ouvir por aqui como regente convidado da Osesp: "Adorei a orquestra, os músicos e a linda sala de concertos que vocês têm".
Hoje, no Ibirapuera, a filarmônica faz uma apresentação gratuita, ao ar livre, recheada de peças breves, coloridas e conhecidas, como a primeira suíte da ópera "Carmen", de Bizet, o "Can Can", de Offenbach, e a "Valsa das Flores", de Tchaikovski.
Amanhã e na terça, na Sala São Paulo, o repertório é de maior fôlego e inclui a nona sinfonia de Dvorák ("Do Novo Mundo", na segunda-feira) e a terceira de Beethoven ("Heroica", na terça-feira).
A solista convidada -a holandesa Isabelle van Keulen, 44- tem sólida reputação internacional, mas não toca no parque. Guarda para a Sala São Paulo a sonoridade rara do seu Guarnerius del Gesu de 1734, com o qual entoa o grandioso concerto para violino e orquestra de Brahms.


FILARMÔNICA DA RÁDIO NDR DE HANNOVER

QUANDO hoje, às 11h; seg. e ter., às 21h
ONDE hoje, no Auditório Ibirapuera (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 2, tel. 0/xx/ 11/3629-1075); seg. e ter., na Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes, s/nº, tel. 0/xx/11/ 3223-3966)
QUANTO grátis (hoje); de R$ 90 a R$ 250 (seg. e ter.)



Texto Anterior: Novelas da semana
Próximo Texto: Ferreira Gullar: Quando o errado está certo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.