São Paulo, sábado, 20 de junho de 1998

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES - PAULO SANTOS LIMA

MARCAS DO DESTINO
Record, 20h05. EUA, 1994, 94 min. Direção: Allan Arkush. Com Nia Peeples, Debrah Farentino, Susan Walters. Quatro mulheres envolvidas com a indústria da música country relembram seus amores perdidos. Inédito.

UMA VIAGEM AO INFERNO
Bandeirantes, 21h30.
(Voyage). EUA, 1993, 88 min. Direção: John Mackenzie. Com Hutger Hauer, Karen Allen, Eric Roberts. Casal (Hauer e Allen) passa por momentos difíceis e resolve fazer um cruzeiro pelo Mediterrâneo em seu pequeno veleiro, tentando uma reaproximação. Um casal amigo (Roberts e Connie Nielsen) se convida para participar do passeio. Desagradáveis, os acompanhantes vão criar problemas e tornar a jornada um verdadeiro inferno. O elenco de nome teve bons e raros papéis.

ARMAS DO DRAGÃO
Record, 22h.
(Gun of Dragon). Hong Kong, 1994, 87 min. Direção: Tony Leung. Com Ray Lui, Steve Darrow, Mark Cheng. Policial de Hong Kong vai com a família para a América, se confronta com criminosos e acaba preso. Ele nega colaboração para a polícia americana até descobrir que sua mulher foi raptada pelos bandidos. Filme horroroso. Interpretações idem. Felizmente, sua arma é o controle remoto.

ZONA MORTAL Globo, 22h.
(Drop Zone). EUA, 1994. Direção: John Badham. Com Wesley Snipes, Gary Busey. Um prisioneiro foge de pára-quedas de um avião. O policial responsável pela sua guarda é suspenso e decide perseguir o fugitivo por conta própria.
TER OU NÃO TER
Cultura, 23h30.
(En Avoir ou Pas). França. Direção: Laetitia Masson. Operária abandona namorado, sai de sua cidade, Bologne-sur-Mer, e tenta nova vida em Lyon. Ela se envolve com um trabalhador da construção civil que sofre de insônia e solidão, e ainda tenta um emprego, algo difícil na atualidade. Filme mediano que tem como única virtude mencionar o problema do desemprego e da globalização.

EXCITAÇÃO
CNT/Gazeta, 23h30.
(Idem). Brasil, 1977, 90 min. Direção: Jean Garret. Com Kate Hansen, Flávio Galvão, Betty Saddy. Casal aluga casa de praia para se divertir a dois e acaba envolvido em situações misteriosas. A mulher, por exemplo, cai em depressão nervosa e passa a ser atacada por eletrodomésticos. "Trash" além da conta.

CRIMES DE PAIXÃO
Globo, 23h55.
(Crimes of Passion). EUA, 1984. Direção: Ken Russell. Ex-atleta em crise decide investigar, por dinheiro, uma desenhista de moda de sucesso. Acaba descobrindo que a mulher é correta, mas que à noite se transforma em uma prostituta para realizar suas fantasias. Ele acaba se envolvendo com ela e com outro homem, um psicopata, que quer "salvá-la".

UMA GAROTA EM NOVA YORK
Bandeirantes, 0h50.
(Jersey Girls). EUA, 1992, 95 min. Direção: David Burton Morris. Com Jami Gertz, Dylan McDermott, Joe Bologna, Sheryl Lee, Aida Turturro, Molly Price. Bela e impetuosa garota decide largar o cotidiano monótono de Clifton, Nova Jersey, e parte para Nova York, para conhecer o homem de seus sonhos. Sonho de Barbie da pior qualidade.

AMBIÇÃO SEM LIMITE
SBT, 1h25.
(Honor Thy Mother). EUA, 1992, 94 min. Direção: David Greene. Com Sharon Gless, William McNamara, Paul Scherrer. Casal é brutalmente atacado enquanto dorme. Um detetive constata que o principal suspeito que o filho da sobrevivente. Péssimo filme que obriga uma caída na cama.

ESCRAVA DO PRAZER
Bandeirantes, 2h50.
(Call Girl). Direção: Robert Spera. Com Melanie Hall, Jay Huguley, Vincent Dale. Talentosa e ousada fotógrafa emprega-se em serviço de acompanhantes e acaba envolvida numa trama de exploração sexual. Que tal se envolver com o travesseiro?

CINZAS DE GUERRA
SBT, 3h.
(In Country). EUA, 1989, 115 min. Direção: Norman Jewison. Com Bruce Willis, Emily lloyd, Joan Allen. Garota que teve seu pai morto no Vietnã viaja com seu tio (Willis) para ver o monumento aos veteranos de guerra. Vale por um Bruce Willis anos 80, nada mais do que isso.

NÃO ADORMEÇA
Globo, 3h30.
(Don't Go to Sleep). EUA, 1982, 93 min. Direção: Richard Lang. Com Dennis Weaver, Valerie Harper. Garota que morreu em acidente volta como assombração para se reunir ao pai e à mãe.

HERÓIS SEM AMANHÃ
SBT, 4h40.
(North Dallas Forty). EUA, 1979, 118 min. Direção: Ted Kotcheff. Com Nick Nolte, Mac Davis, Charles Durning. Jogador de futebol americano que passou anos a fio sentado no banco de reservas tem chance de mostrar seu potencial. O pequeno entrave: passa a ser alvo de intrigas do próprio time.


Excepcionalmente hoje, o crítico de cinema Inácio Araujo não escreve nesta seção.

TV PAGA
O pequeno grande homem

da Redação

"O Incrível Homem que Encolheu" (USA, 1h), de Jack Arnold, é possivelmente um dos melhores filmes fantásticos de todos os tempos.
A produção é ínfima. Em troca, sua inteligência é notável.
A história diz respeito a um homem exposto à radiação e que começa a diminuir dramaticamente.
Daí, Arnold tira todas as consequências. Ao diminuir, esse homem vive a experiência única de confrontar-se com a pequenez do humano face à enormidade do universo.
Mas há também a hipótese inversa, isto é: essa pequenez é que pode revelar-lhe o sentido único -ao qual permanecemos alheios- de ser homem. Uma raridade.
(IA)



Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.