|
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
TELEVISÃO
GNT inaugura
sua nova
programação
ANNA LEE
da Sucursal do Rio
A partir de julho, o canal por assinatura GNT, da Globosat, vai colocar no ar 140 horas de programação internacional inédita no
Brasil, na qual estão incluídos documentários, séries e especiais.
O investimento na negociação
com a distribuidora inglesa Itel foi
de cerca US$ 800 mil, segundo a
diretora do canal, Letícia Muhana.
O acordo dá direito ao GNT de
apresentar cada programa com
exclusividade durante um ano, a
partir da primeira exibição.
Depois desse prazo, o canal poderá utilizar a programação por
mais dois anos, sem exclusividade.
"O investimento é alto, mas será
amortizado durante os cinco anos.
O custo do programa acaba ficando muito baixo. O acordo é estrategicamente importante pelo volume de programação comprado
de uma distribuidora de uma só
vez", disse Muhana.
Entre outros, faz parte da nova
programação o documentário
"Four Little Girls", dirigido e produzido por Spike Lee.
O documentário, que ainda não
tem data de estréia marcada, traça
um panorama da violência, do racismo e dos movimentos de integração nos Estados Unidos.
No próximo dia 1º, começará a
ser exibida a série "The Tourist
Trap", de seis capítulos, no qual
turistas de diferentes nacionalidades passam por diversos contratempos num resort mediterrâneo.
No dia 11 de julho, é a vez do documentário "Morrendo para
Contar a História", sobre o trabalho de jornalistas, fotógrafos e cinegrafistas que arriscam suas vidas para cobrir guerras.
Hoje, 70% da programação do
GNT é estrangeira e 30%, brasileira. Isso ocorre, como explicou Letícia Muhana, "porque existe uma
diferença abissal entre os custos de
programação nacional e internacional. Sem falar que estamos anos
atrás quando comparamos a qualidade de um e de outro".
Segundo Muhana, enquanto o
investimento em um produto estrangeiro é de cerca de US$ 3.000,
em um brasileiro, dependendo do
percentual de participação do canal na produção, varia de US$ 200
mil a US$ 1 milhão. Do orçamento
do GNT para 98, 60% está sendo
aplicado no mercado nacional.
"A produção de TV é cara em
todo o mundo. A inglesa e a americana são talvez as mais caras,
mas os custos são diluídos nas
vendas para outros países."
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice
|