São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SUCESSÃO
Imortais tentam convencer Raymundo Faoro ou Joel Silveira a desistir para evitar o desgaste das candidaturas
Disputa por vaga na ABL divide acadêmicos

CRISTINA GRILLO
DA SUCURSAL DO RIO

A disputa pela sucessão na ABL (Academia Brasileira de Letras) do jornalista Barbosa Lima Sobrinho, morto domingo aos 103 anos, promete ser uma das mais concorridas dos últimos anos. Duas candidaturas de peso já começaram a ser articuladas.
Uma delas é a do jurista e ex-presidente da OAB Raymundo Faoro, 75, autor de "Os Donos do Poder", lançado em 1958. Outra é a do jornalista Joel Silveira, 82, autor de mais de 30 livros -o mais recente deles, "A Camisa do Senador", lançado este ano.
Os dois pré-candidatos apresentam características que agradam aos acadêmicos. Faoro é visto como uma espécie de sucessor natural de Lima Sobrinho como "guardião da ética" nacional.
Silveira tem a seu favor o fato de ser um jornalista em pleno exercício da profissão -como era Barbosa Lima Sobrinho. Ele publica colunas nos jornais "Diário Popular" e "Gazeta Mercantil".
O surgimento de duas candidaturas tão fortes está dividindo os membros da Academia. A Folha apurou que um grupo de imortais (como são conhecidos os membros da ABL) começa a se movimentar para tentar convencer um dos dois candidatos a desistir.
A iniciativa teria como objetivo evitar o desgaste da derrota para qualquer um dos dois, vistos na ABL como excelentes futuros imortais, e convencer um deles a esperar por outra eleição.
Faoro disse à Folha ter sido procurado por amigos para ser informado sobre as articulações para viabilizar sua candidatura. "Não tenho vocação para acadêmico, mas também não posso me afastar do pedido dos amigos. Eles decidirão, mas não tenho mais disposição para um combate."
Joel Silveira não tem dúvidas sobre sua candidatura à sucessão de Barbosa Lima Sobrinho. "Sempre disse aos amigos que me candidataria para substituir um jornalista. Minha candidatura é uma homenagem a ele. Se eu perder, não tem problema, já fiz minha homenagem. E, agora que já comecei, não paro mais. Perdendo, me candidato de novo", disse.
A data da eleição para a cadeira número 6 da ABL ainda não está marcada, mas deverá acontecer no dia 23 de novembro. De acordo com os rituais da ABL, as inscrições são abertas no dia em que há a "Sessão da Saudade" -homenagem dos acadêmicos ao companheiro morto. A homenagem a Barbosa Lima Sobrinho está marcada para hoje à tarde.
Durante dois meses, são aceitas inscrições. Depois, os candidatos têm mais dois meses para sua campanha. A eleição é então marcada para a quinta-feira mais próxima da data final da campanha.
Na próxima quinta-feira, dia 27, os imortais elegerão o sucessor do acadêmico Carlos Chagas Filho, morto em fevereiro. O embaixador Alberto da Costa e Silva, 68, autor de "Ao Lado de Vera", deverá ser eleito por ampla maioria. Há apenas um outro concorrente: o escritor Batista d'Obaluyaê.


Texto Anterior: 'Salvator Rosa' foi composta como 'vingança'
Próximo Texto: Cinema: Distribuidora vende ingresso pela Internet
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.