São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2000


Envie esta notícia por e-mail para
assinantes do UOL ou da Folha
Texto Anterior | Índice

Companhia tem elenco estável desde 99

DA REPORTAGEM LOCAL

Em 15 anos de história, a Cia. de Ópera Seca abrigou elencos flutuantes. Houve primeiros-atores, como Luiz Damasceno e Bete Coelho. Mas raramente se configurou como grupo.
Desde o ano passado, porém, a Ópera Seca mudou de Estado e encontrou abrigo. Antes baseada em São Paulo, agora está no Rio e ocupa o Sesc Copacabana com a perspectiva de repertório.
Já montou "Ventriloquist" (inspirada em "Moisés e Arão", ópera de Schoenberg) e "Coro e Camarim - Uma Tragédia Rave".
Hoje, o integrante mais antigo da companhia é Marcos Azevedo, que vem de montagens como "Unglauber" (1994).
Muriel Matalon, 39, uma das Isoldas em "N x W", entrou em 1999. Acha positivo que os atores tenham se mudado para o Rio.
"Não se trata de uma família, Gerald não é um guru e temos discussões homéricas, mas é interessante perceber que criamos códigos, que não é preciso explicar o universo inteiro para um ator entender a sua dimensão artística. É um ganho imensurável", diz.
Ludmila Rosa, 28 ("Erótica MTV"), Fabiana Guglielmetti, 25, e Camila Morgado, 25, entraram também em "Ventriloquist" e são igualmente Isoldas agora.
"O trabalho contínuo torna mais forte a relação e estabelece uma confiança fundamental para o teatro", diz Camila.
"Gerald não trabalha com personagens, mas com personalidades fragmentadas em cena", afirma Ludmila. "Ele trabalha com tudo hipermarcado e, ao mesmo tempo, desenvolve um elemento caótico que dá vida a suas obras", completa Fabiana.
A curta temporada da Cia. de Ópera Seca em São Paulo inclui também a reestréia de "Ventriloquist", na próxima segunda-feira, no teatro São Pedro, em horários alternativos.
É a chance de rever a montagem que retrata as "tribos" de uma festa rave, um fenômeno recente, e critica a hipocrisia social. (VS)


Peça: Ventriloquist
Concepção e direção: Gerald Thomas
Com: Cia. de Ópera Seca
Quanto: reestréia seg. (24/7), às 21h; seg. e ter., às 21h. Até 8/8
Onde: teatro São Pedro (r. Barra Funda, 171, tel. 0/xx/11/3667-0499)


Texto Anterior: Trecho
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.