São Paulo, quinta-feira, 20 de julho de 2006

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Documentário

Programa explica culto a filmes trash

BRUNO SEGADILHA
DA REPORTAGEM LOCAL

"Não se transforma um filme em "cult". Não funciona. É a platéia que o cria." A frase é de Ben Barenholtz, gerente do famoso Elgin Theater, cinema de Nova York que nos anos 60 e 70 se tornou símbolo da contracultura e do underground nos EUA. Barenholtz se referia à sessão de filmes B que promovia sempre à meia-noite e que é tema do documentário "Os Filmes Proibidos da Meia-Noite". O programa, dirigido por Stuart Samuels, fã confesso da categoria, explica a trajetória de seis filmes fadados ao fracasso, que, por obra do destino -ou de um público ávido por novidades-, foram parar nas sessões enfumaçadas do Elgin e se tornaram clássicos do trash. A começar por "El Topo" (1970), do mexicano Alejandro Jodorowsky, que conquistou espaço definitivo no underground ao mostrar a saga de um pistoleiro sanguinário. O filme ficou seis meses em cartaz com sucesso absoluto de público. O documentário traz ainda histórias e curiosidades contadas por George A. Romero, de "A Noite dos Mortos-Vivos" (1968), Perry Henzel, do jamaicano "The Harder They Come" (1972), Richard O'Brien, de "The Rocky Horror Picture Show" (1975), David Lynch, de "Eraserhead" (1977) e John Walters, criador do escatológico "Pink Flamingos" (1972).


OS FILMES PROIBIDOS DA MEIA-NOITE
Quando:
hoje, às 21h
Onde: GNT


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