São Paulo, quarta-feira, 20 de julho de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

CRÍTICA DVD

Show reafirma caráter inovador de "Screamadelica"

ANDRÉ BARCINSKI
CRÍTICO DA FOLHA

No fim dos anos 80, grupos britânicos como Primal Scream, Happy Mondays e Stone Roses mergulharam na fusão de rock e dance music. O auge dessa mistura foi "Screamadelica", o mítico álbum que o Primal Scream lançou em 1991.
Influenciado por rock psicodélico, soul music americana e pela acid house que dominava as pistas de dança na época, "Screamadelica" ajudou a fazer a ponte entre rock e dance music.
Era uma espécie de ópera pop sobre uma época de excessos e hedonismo, misturando a pegada ameaçadora dos Stones da fase "Simpathy for the Devil" com as batidas eletrônicas das pistas, e ressuscitando a psicodelia nos anos 90.
No fim de 2010, o grupo começou uma série de shows tocando o disco na íntegra. E agora sai o DVD da performance, gravado em Londres. Para quem se decepcionou com o show preguiçoso e pouco inspirado que o grupo fez por aqui há dois anos, ver o DVD é uma surpresa.
Ajudado por um naipe de metais, um coral, por projeções psicodélicas e por uma iluminação que busca recriar a estética retrô da capa do álbum, o Primal Scream faz uma celebração de uma era e reafirma "Screamadelica" como um dos discos mais inovadores do rock nos últimos 20 anos.
Depois de tocar o disco na íntegra, a banda apresenta uma seleção das melhores faixas de seus outros discos, como "Accelerator", "Country Girl" e, claro, "Rocks".
E o melhor: o Primal Scream toca "Screamadelica" no HSBC Brasil, dia 22/9, dentro do Festival Popload Gig.

SCREAMADELICA LIVE

ARTISTA Primal Scream
LANÇAMENTO ST2
QUANTO R$ 35, em média
AVALIAÇÃO ótimo


Texto Anterior: 'Gimme Some' marca virada melancólica de trio sueco
Próximo Texto: Música: CDs
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.