São Paulo, Terça-feira, 20 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra terá cinco divisões

da Reportagem Local

A mostra "Brasil Barroco", que ocupará todas as 13 salas do parisiense Petit Palais, estará dividida em cinco segmentos.
O primeiro, intitulado "Barroco da Costa", percorre o barroco de Belém ao Rio de Janeiro e se pauta na produção dos precursores freis Agostinho da Piedade e Agostinho de Jesus. O barroco mineiro produzido no auge do ciclo do ouro (século 18) é tema do segundo segmento.
As esculturas de Antônio Francisco Lisboa (1738-1814), o Aleijadinho, e fotografias de seus trabalhos monumentais dominam a terceira parte da mostra.
O quarto segmento apresenta o trabalho desenvolvido pelos jesuítas junto aos índios no sul do país, basicamente em São Miguel das Missões. A mostra termina com obras do pintor Manuel da Costa Ataíde e do escultor Mestre Valentim da Fonseca e Silva, contemporâneos de Aleijadinho. (CF)

Texto Anterior: Estilo possui dramaticidade
Próximo Texto: Joyce Pascowitch
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.