São Paulo, Terça-feira, 20 de Julho de 1999
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CD EXPO
Maior evento do gênero na América Latina, que começa hoje no Ibirapuera, chega pela 1ª vez à cidade
Feira põe 1 milhão de CDs à venda em SP

da Reportagem Local

Começa às 17h de hoje, em São Paulo, a CD Expo 99, uma feira musical que reúne 180 expositores até domingo no Pavilhão da Fundação Bienal, no parque Ibirapuera.
É a primeira vez que os paulistanos irão à CD Expo, o maior empreendimento do gênero da América Latina -as três edições anteriores aconteceram no Rio. Trata-se de um evento semelhante à feira do livro, ou seja, muitos produtos em lugar só e, geralmente, mais baratos do que os encontradas nas lojas.
Estarão à venda cerca de 1 milhão de CDs de todos os gêneros. Diversos títulos serão vendidos a partir de R$ 5, um quarto do valor de mercado. Alguns até mais baratos.
Espera-se que o evento de seis dias movimente R$ 30 milhões -R$ 4 milhões a mais que no ano passado- e que o público alcance 150 mil pessoas -foram 130 mil em 98.
"Depois de três anos no Rio de Janeiro, nada mais justo do que a feira se mudar para São Paulo, o maior mercado consumidor do país", afirma Marcelo Castello Branco, presidente da ABPD (Associação Brasileira dos Produtores de Discos), a patrocinadora institucional da feira.

Shows e fitas demo
Os preços não são as únicas razões para visitar a CD Expo 99 nesta semana. Estão programados, por exemplo, cerca de 60 shows (veja quadro abaixo) divididos em dois palcos -todos grátis, após o pagamento de R$ 12 da entrada da feira.
No Lounge CD Expo, um bar com capacidade para 200 pessoas, artistas discutirão com o público temas pertinentes à música.
Há também uma praça de autógrafos, onde cantores e bandas assinarão seus CDs, um espaço do Mercado Mundo Mix (com 35 expositores de moda clubber e afins), praça de alimentação e ainda uma pista de dança de música eletrônica, com DJs tocando em quatro noites (leia texto nesta página).
Para o domingo, estão programadas atrações especiais para crianças (manhã) e para adolescentes (tarde), como um workshop em que DJs ensinam segredos da profissão.
Além de grandes lojas de CDs, as principais gravadoras do país estarão presentes, fazendo de tudo para chamar a atenção para seus estandes.
A BMG, por exemplo, levou para seu espaço o carro que o cantor sertanejo Leonardo aparece dirigindo em seu último clipe. "Também receberemos fitas demo de bandas desconhecidas", diz Luis Felipe Couto, gerente de planejamento e marketing da BMG Brasil.
A livraria e editora Renascer montou um estúdio onde o visitante poderá cantar sua música preferida -e sair de lá com um CD exclusivíssimo.
Cerca de 20 pequenos produtores, selos e distribuidores aproveitam a CD Expo 99 para criar a rede AMI (Associação Musical Independente do Brasil).
A idéia é promover atividades de interesse comum fora das grandes gravadoras. A AMI ocupará um estande entre os dias 22 e 24 e está à espera de novos sócios.


O quê: CD Expo 99
Quando: hoje, das 17h às 22h; amanhã e quinta, das 12h às 22h; sexta, das 12h às 24h; sábado, das 10h às 24h; domingo, das 10h às 22h
Onde: Pavilhão da Bienal (av. Pedro Álvares Cabral, s/nº, portão 3, parque Ibirapuera, tel. 0/xx/11/574-5922)
Quanto: R$ 12


Texto Anterior: Arnaldo Jabor: Vem aí uma revolução no sexo dos "normais"
Próximo Texto: Dance Music promove "ferveção'
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.