São Paulo, sábado, 20 de agosto de 2011

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice | Comunicar Erros

televisão

Ataques de julho na Noruega são tema de documentário

"Noruega: Da Paz ao Terror" reconstitui passos de Anders Behring Breivik

Programa do Discovery exibe declarações de sobreviventes e análises sobre atentados que mataram 77 pessoas


GUILHERME BRENDLER
DE SÃO PAULO

Quase um mês depois dos atentados cometidos pelo norueguês Anders Behring Breivik, 32, o Discovery Channel leva ao ar um programa que pretende analisar o massacre "em profundidade".
"Noruega: Da Paz ao Terror", que vai ao ar amanhã, reconstitui os passos do homem que, no dia 22 de julho, provocou a explosão de um prédio no centro de Oslo, matando oito. Uma hora e meia depois, tirou a vida de outras 69 pessoas num acampamento de jovens ligados ao Partido Trabalhista norueguês, na ilha de Utoeya.
O programa também exibe os depoimentos de sobreviventes e de especialistas em atividades criminosas.
Um deles, David Wilson, criminologista e professor da Universidade de Birmingham, na Inglaterra, afirma que "é possível classificar Breivik como alguém extremamente narcisista, paranoico e desesperado por obter a atenção dos outros".
Para tentar chegar a conclusões sobre o que poderia ter motivado o terrorista, o documentário levanta hipóteses sobre a vida familiar de Breivik, além de apontar sua simpatia por grupos de extrema direita, seu racismo exacerbado e uma forte intolerância contra grupos de imigrantes, especialmente muçulmanos.
"Noruega: Da Paz ao Terror" conta também com imagens gravadas pelo celular de uma das testemunhas da explosão, um homem que conta sua experiência.
"À medida que ia correndo, eu checava o pulso das pessoas que encontrava para ver se estavam vivas.
Muitas já haviam morrido. Aí eu partia para o próximo corpo."

PRODUÇÃO CUIDADOSA
Mesmo forçando uma narração que busca reforçar o clima de suspense, o programa vale por ter conseguido longos depoimentos de jovens que estiveram cara a cara com Breivik no acampamento.
À Folha a diretora de produção do canal na Europa, Elizabeth McIntyre, disse que a equipe foi muito cuidadosa no contato com as vítimas dos atentados.
"Tínhamos em mente, de forma muito clara, a ideia de que não poderíamos causar mais sofrimentos a essas pessoas", disse McIntyre.
Para tanto, o programa contou com um produtor norueguês, o que foi crucial para uma aproximação não traumática, de acordo com a diretora.

NA TV
Noruega: Da Paz ao Terror
Estreia de documentário
QUANDO amanhã, às 21h, no Discovery Channel
CLASSIFICAÇÃO 14 anos




Texto Anterior: José Simão: Oba! Um Brasil sem normas!
Próximo Texto: Laertevisão
Índice | Comunicar Erros



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.