São Paulo, sexta-feira, 20 de setembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

POPLOAD

Burburinhos montam o Rock in Rio 4

LÚCIO RIBEIRO
DA REPORTAGEM LOCAL

Nos bastidores , no extra-oficial, vai tomando forma o Rock in Rio 4, o maior festival de música pop desta terra de poucos festivais, poucos shows.
Primeiro, o baixista da banda inglesa Coldplay revelou à Folha, em entrevista na semana passada, que na turnê mundial traçada pelo grupo para o ano que vem consta uma apresentação "em um tal de Rock in Rio".
Depois, começaram a vir à tona outras informações que revelam a movimentação da organização do Rock in Rio 4 para erguer o gigantesco evento internacional nestes tempos de dólar nas alturas -em sua última edição, em 2001, o festival botou 1,2 milhão de pessoas para ver as performances de cerca de 150 atrações.
Esta coluna apurou que outro grupo britânico, o quinteto Gomez, de Liverpool, tem apalavrada sua participação na quarta edição do festival brasileiro, que deve acontecer em meados do ano que vem ou ainda em alguma data entre setembro e outubro.
Um integrante da cultuada banda inglesa, que toca blues e folk como se fosse americana, disse em entrevista à agência Reuters, em Los Angeles, que foi contactada há alguns meses para integrar o elenco do próximo Rock in Rio.
Fonte ligada a uma grande gravadora brasileira contou que Roberto Medina, o publicitário carioca responsável pela criação e organização do Rock in Rio, andou circulando pela indústria do disco tentando assegurar bons nomes para o evento.
Tais nomes ajudariam Medina a procurar seduzir patrocinadores para bancar o festival, que deve, sim, pelo que se vê, contar com atrações internacionais, diferentemente do que foi aventado nos últimos meses.
O Rock in Rio 4, cujo tamanho e perfil ainda estão em estudos, deve ser um festival de porte menor do que as três edições anteriores (1985, 1991 e 2001).

Beck novo
O mercado pop, alvoroçado, espera a chegada do CD novo do ex-esquisito-agora-normal Beck. "Sea Change", já apontado como "disco do ano" aqui e ali, sai na semana que vem nos EUA e na Inglaterra. No Brasil, a previsão de lançamento é novembro.
Esta coluna botou seus ouvidos no disco e ouviu algumas baladas bonitas, folk-country rock maneiro, um Beck maduro, a voz agora "aveludada". Ou seja: um disco a esquecer logo. Principalmente se você já ouviu o novo CD do grupo Wilco, "Yankee Hotel Foxtrot".
A coisa deve melhorar na turnê de outubro, quando Beck terá como banda suporte a deliciosa Flaming Lips. As músicas de "Sea Change", com certeza, terão um outro molho.

MÚSICA PARA JÁ

"Grace", Supergrass
"Grace" é brit rock delicioso, para cima, desses de ouvir no carro à noite, antes de chegar a uma festa. Uma das melhores canções do ano, exagera este colunista. "Grace" saiu como single segunda passada, na Inglaterra. O disco novo, "Life on Other Planet", chega às lojas (de lá) no dia 30. No Brasil, está previsto para novembro. A internet, por ora, é o caminho.

OUTRA

"Seventeen", Ladytron
Está no disco novo da banda cool Ladytron, de Liverpool. O CD, o segundo do grupo de pop eletrônico, se chama "Light & Magic" e foi lançado lá fora nesta semana. "Seventeen", electro estiloso da primeira à última batida, é maravilhosa. Ela e o CD todo podem ser ouvidos no site da Emperor Norton, a gravadora.


Texto Anterior: Mônica Bergamo
Próximo Texto: "Sinais": Shyamalan finalmente enquadra o medo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.