São Paulo, segunda-feira, 20 de setembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

Zona Mortal
Globo, 15h40.
 
(Drop Zone). EUA, 1994, 101 min. Direção: John Badham. Com Wesley Snipes, Gary Busey. Enquanto está sendo transportado de avião, prisioneiro foge, usando pára-quedas. O policial responsável (Snipes) é suspenso, mas, homem de honra, persegue o criminoso.

Todo Mundo em Pânico 2
Globo, 22h10.
 
(Scary Movie 2). EUA, 2001, 82 min. Direção: Keenan Ivory Wyans. Com Marlon Wyans, Shawn Waynas. Seqüência da paródia dos filmes de terror envolvendo adolescentes. Inédito.

Intercine
Globo, 1h35.

Abre a semana o escolhido entre "O Expresso da Meia-Noite" (Inglaterra, 1978, de Alan Parker, com Brad Davis) e "Sábado, Domingo e Segunda" (Itália, 1990, de Lina Wertmuller, com Sophia Loren). Para votar no primeiro filme, liga-se 0800.70.9011; para votar no segundo filme, 0800.70.9012 (o que vale em todas as sessões, de segunda a sexta).

Othello
SBT, 2h40.
  
(Othello). EUA, 1995, 123 min. Direção: Oliver Parker. Com Laurence Fishburne, Kenneth Branagh. Uma versão da peça de Shakespeare serve, basicamente, a se comparar (desfavoravelmente) ao "Othello" de Orson Welles. Dito isso, aqui Branagh faz Iago, que enche de ciúmes a cabeça do mouro Othello (Fishburne), casado com a bela Desdêmona, com as trágicas conseqüências tão bem conhecidas. Um "Othello" decente (não necessariamente suportável).

Encontros Perigosos
Globo, 3h45.
 
(Casualties). EUA, 1997, 85 min. Direção: Alex Graves. Com Caroline Goodall, Michael Beach, Mark Harmon. Suspense em torno de mulher casada com policial que se envolve com rapaz estranho. (IA)

Sonhos de Hollywood

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

"Cidade dos Sonhos" (Telecine Premium, 21h) é uma tradução conveniente para "Mulholland Drive": tudo é questão de chegar a Hollywood e sonhar com o sucesso, com uma casa em Mulholland Drive.
Chegar lá é um processo um tanto mais complicado. Envolve o sonho. O sonho de quem chega e o de quem não chega. O dos aprovados e não aprovados nos testes.
É com isso que se sonha no filme de David Lynch, afinal: com o próprio sonho, com a possibilidade de sonhar que Hollywood oferece em todos os níveis (ao candidato a diretor ou atriz, ao espectador, ao turista). Todos sonham em Hollywood, todos sonham com Hollywood.
Como nos sonhos os sentidos não se acomodam, este filme é uma fascinante busca do sentido. Da coerência Lynch se ocupa.

ESTRÉIA

Série mistura Hollywood e mundo cão

DA REDAÇÃO

Para desvendar um assassinato, a polícia precisa encontrar pistas do crime nas 48 horas seguintes a ele ou as chances de solucioná-lo se reduzem em 50%. É dessa premissa que parte "As Primeiras 48 horas", "reality show" que estréia amanhã no canal A&E Mundo.
O programa é uma mistura de filmes policiais hollywoodianos com o "mundo cão" do estilo "Aqui Agora", cheio de imagens de corpos sanguinolentos. Um letreiro avisa, já no início, que algumas cenas podem incomodar o espectador. Informa também que irá mostrar indivíduos reais acusados de crimes, mas que eles são inocentes até prova em contrário.
O primeiro episódio mostra a investigação de dois casos, que já entregam no título o ar cinematográfico: "As Gangues de Little Havana" e "Execução em Coconut Groove". Com um cronômetro em contagem regressiva, marcando o tempo que falta para acabar o tempo indicado no título, a câmera mostra o trabalho da polícia a partir do momento em que o assassinato é denunciado.
No primeiro caso, o sargento Joe Schillaci e sua equipe são chamados para investigar um assassinato que acabou de ocorrer no bairro cubano de Miami.
À medida que a investigação caminha, com direito à interrogatório na vizinhança, médico-legista investigando o corpo no local e guimbas de cigarro recolhidas como provas, os policiais descobrem a identidade da vítima e sua extensa ficha criminal, deixando a conclusão encaminhada: provavelmente mais um latino morto em briga de gangues.
No caso de Coconut Groove, uma mulher foi assassinada dentro de casa, e seu namorado, que encontrou o corpo, avisa a polícia. Segue-se um interrogatório do sujeito e do filho da vítima, com direito à busca de vestígios de pólvora nas mãos dos suspeitos e checagem dos álibis.
O que o programa mostra, segundo a divulgação, são policiais de verdade. Mas agindo igualzinho se vê no cinema.


AS PRIMEIRAS 48 HORAS. Quando: amanhã, às 21h, no A&E Mundo.


Texto Anterior: Astrologia
Próximo Texto: Mônica Bergamo
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.