São Paulo, segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

HQ submerge na solidão da cidade

Estreante, Marcelo d" Salete retrata subgrupos urbanos de classe baixa em narrativa "silenciosa"

PEDRO CIRNE
COLABORAÇÃO PARA A FOLHA

Uma cidade grande tem, sempre, muitas histórias. Algumas estão ao alcance de todos, mas outras jazem meio escondidas, silenciosas, e é preciso prestar atenção para poder reparar nelas.
Em seu primeiro livro solo (ele já participou de coletâneas como "Front" e "Graffiti 76%"), o quadrinista brasileiro Marcelo d" Salete apresenta seis exemplos dessas histórias urbanas e sombrias. "Noite Luz", o livro, traz HQs ambientadas em uma cidade grande que não é definida e que têm em comum o ambiente. As histórias acontecem em um bairro de classe baixa onde fica a boate Noite Luz, que dá título ao livro. É nessa região que pessoas comuns protagonizam suas histórias cotidianas, que passam por desemprego, amor, decepção, medo e decisões difíceis.
"Havia um campo de histórias que não aparecia nas HQs que eu conhecia: a cultura urbana, inclusive os subgrupos dentro de uma metrópole", conta Salete. "Há muito o que fazer dentro desse campo."
As histórias foram criadas de 2002, quando a primeira HQ dessa série foi publicada em uma edição da "Front", até o ano passado. "Dentro dessa época, eu me interessei por muitas coisas, e isso me influenciou", diz Salete. "São histórias feitas em momentos bem distintos."
Os personagens de "Noite Luz" são mais do que só moradores de uma cidade grande. Parecem ser habitantes de longa data que já incorporaram características da região em que moram. São, em sua maioria, solitários, fechados, às vezes sombrios, que enfrentam problemas como violência, desemprego e falta de comunicação. Os contos de Salete são propositalmente "silenciosos" -há pouco uso de palavras. Os personagens são quietos, e a narração é mínima. "Exige um pouco de atenção e calma para construir a narrativa na cabeça", diz o quadrinista.
Há a preocupação em não deixar o enredo "mastigado" para o leitor. "O que eu acho que a imagem tem de mais forte é o poder da sugestão", afirma Salete. "Por isso eu subtraio o texto. A cena deve valer por si e deixar que o leitor leia nas entrelinhas."
Em um dos contos, um menino vê seu amigo ser assassinado porque "dívida é dívida". Arrasado, volta para casa e, em vez de ser consolado pelos pais, é expulso do lar por "andar com trombadinha". Não é um bom mote para uma HQ de humor, infantil ou de super-herói, mas cabe bem para uma história em quadrinhos que busca retratar o clima de uma metrópole.


NOITE LUZ
Autor: Marcelo d" Salete
Editora: Via Lettera
Quanto: R$ 20 (112 págs.)


Texto Anterior: Resumo das novelas
Próximo Texto: Luiz Felipe Pondé: O exílio
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.