São Paulo, sábado, 20 de novembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Osesp ampliará número semanal de apresentações no próximo ano

JOÃO BATISTA NATALI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) vai ampliar seu número semanal de apresentações em 2005. Além das récitas às quintas-feiras e aos sábados, ela também programou 27 concertos sinfônicos nas noites de sextas-feiras.
Foi a maneira de acomodar a crescente demanda de assinaturas, que já estão sendo vendidas e podem chegar desta vez a 10.500.
Com esse número, seria um novo salto em relação às 8.850 assinaturas deste ano. Há cinco anos, quando o sistema foi lançado, elas foram apenas 2.000.
O sucesso do mecanismo de venda antecipada de ingressos para toda uma temporada fornece um perfil numérico do público paulistano de música erudita, bem maior que antigas previsões otimistas.
Há ainda o círculo virtuoso criado pela orquestra a partir de 1998. Ao fornecer espetáculos de qualidade, atraiu uma quantidade maior de ouvintes.
Desta vez, serão 37 programas sinfônicos e 12 de música de câmara, dos quais seis estão programados para as tardes de domingo no teatro São Pedro, que abrigava a Osesp até 1999, quando foi aberta a Sala São Paulo.
Os assinantes que pretendem renovar suas assinaturas e aqueles que assinarão pela primeira vez deverão preencher um cupom e enviá-lo pelo correio ou depositá-lo em urnas no saguão da sala de concertos da Sala São Paulo.
Há a internet, por meio do "pop up" reservado a assinaturas quando se acessa a página da orquestra (www.osesp.art.br).

Urnas, correio e internet
Em ambos os casos o prazo de assinatura é o dia 28 deste mês. Quem perder o prazo não poderá fazer o pagamento parcelado.
Serão colocadas à venda assinaturas de 11 séries de concertos. As séries com nove concertos custarão de R$ 180 a R$ 630, dependendo do lugar que o assinante escolher. Nas séries de oito concertos os preços são de R$ 160 a R$ 560.
Detalhe importante: os interessados não poderão, desta vez, solicitar pessoalmente as assinaturas na Sala São Paulo.
A renovação de assinaturas e o atendimento a novos assinantes serão feitos por meio das urnas, pelo correio e pela internet.
O pagamento é previsto mais para a frente, por boleto bancário a ser enviado aos assinantes. Os ingressos serão remetidos em fevereiro de 2005; os primeiros concertos serão em março.

Programação
Algumas récitas trarão a versão de concerto de uma ópera ou oratório, como "Fausto", de Charles Gounod, "Fidélio", de Beethoven, e "Elias", de Felix Mendelssohn, ou a "Paixão Segundo São Mateus", de Bach.
O diretor artístico, John Neschling, mantém a política de mesclar peças conhecidas -como "Concerto para Violoncelo", de Dvorak, "Sinfonia nš 5", de Beethoven- com outras ainda inéditas ou pouco interpretadas por aqui. Alguns exemplos: a "Sinfonia Turangalila", de Olivier Messiaen, a "Sinfonia nš 3", de Arthur Honeger, ou a "Sinfonia nš 11", peça monumental de Chostakovich.
A Osesp prossegue com parte de sua programação reservada a compositores brasileiros.
Estarão no programa Marlos Nobre, Jocy de Oliveira, Guerra Peixe, Camargo Guarnieri, Francisco Mignone e também Heitor Villa-Lobos.
Há por fim a qualidade dos solistas estrangeiros contratados. São casos exemplares a contralto Nathalie Stutzmann (ela se apresentou no Cultura Artística, no ano passado), a violinista Midori, os violoncelistas Anne Gastinel e Steven Isserlis, ou ainda o maestro Heinz Holliger, um dos maiores destaques europeus no repertório barroco.


ASSINATURAS DA OSESP PARA 2005. Serviço de assinaturas: caixa postal 13.872, CEP 1216-970, São Paulo, SP. Depósito de cupons no saguão da Sala São Paulo (pça. Júlio Prestes s/nš, região central, SP, tel. 0/xx/11/3351-8200). Site: www.osesp.art.br. E-mail: assinatura@osesp.art.br.


Texto Anterior: Erudito: Violinista ganha ação contra AM
Próximo Texto: Livros - Fábula: "Peter Pan" esconde perversidade que também agrada aos adultos
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.