São Paulo, terça-feira, 20 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Wenders sobrevoa a Alemanha em "Asas do Desejo"

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA

Quem seriam esses anjos que velam por Berlim? Anjos desejantes, capazes de se apaixonar por garotas humanas, por exemplo.
Os anjos de "Asas do Desejo" (TC Cult, 19h40) podem até participar da evocação de eventos passados (pois há um ex-anjo, Peter Falk, que trabalha num filme onde se representa a Alemanha nazista).
Mas nesse retorno de Wim Wenders à Alemanha existe algo que muda profundamente. Antes, seus personagens caminhavam a esmo, sem saber o que esperar de suas andanças: eram seres erráticos.
Agora, em 1987, a fixidez se impõe: existe um lugar, Berlim, e uma condição: a observação se faz de cima. Como se Wenders, retornando de sua aventura americana, enfim pudesse olhar a Alemanha e ver seus compatriotas com outros olhos.
Para completar o dia: "O Olho Mágico do Amor" (Canal Brasil, 0h), de Ícaro Martins e José Antonio Garcia, que, em 1982, revelou Carla Camurati.


Texto Anterior: Documentário: Família Alcântara é tema de especial
Próximo Texto: Resumo das novelas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.