São Paulo, quarta-feira, 20 de dezembro de 2000

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

FILMES

INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DE CINEMA

O Patinho Feio
SBT, 14h.
(The Ugly Duckling). EUA, 1997. Direção: David Elvin, Matin Gates. Com Paul Panting, Imelda Staunton, Hugh Laurie. A fábula do patinho feio, bem conhecida, diz respeito ao filhote de pata que destoa de seus irmãos pela feiúra. O desprezo e a infelicidade serão seu destino. Ao menos até o dia em que desabrocha e mostra-se sob outra luz. Obscuríssimo. Inédito.

A Pequena Milionária
Globo, 15h40.
(Home for Milionária ou Little Miss Millions). EUA, 1992, 90 min. Direção: Jim Wynorski. Com Howard Hesseman, Anita Morris. Detetive contratado para localizar uma teen de família rica acaba sendo acusado de sequestrá-la. O interesse, no caso, vem de um caso análogo de falso sequestro, ocorrido no Brasil há certo tempo. Aqui, no entanto, trata-se de um filme de diversão familiar.

Intercine
Globo, 1h55.
As opções para quarta são "Uma Vitória Especial" (1991, de Stuart Cooper, com John Larroquette, Kathy Baker) e "A Voz do Coração" (1995, de Allan Arkush, com Olympia Dukakis, Joe Penny).

Como Agarrar um Milionário
Globo, 3h40.
(How to Marry a Millionnaire). EUA, 1953, 95 min. Direção: Jean Negulesco. Com Marilyn Monroe, Betty Grable, Lauren Bacall. Três garotas (e três modelos de beleza: Grable, da Segunda Guerra; Bacall, do fim da guerra e imediato pós-guerra; Marilyn, dos anos 50) dedicam-se à nobre missão de encontrar homens ricos, passíveis de se tornar maridos ricos. Enfim, uma visão ultrapassada da mulher. Na verdade, o filme já era ultrapassado de nascença. Vale pelas garotas, enfim.

DESTAQUES DA TV PAGA

FILMES

O faroeste é coisa do passado

"Rápida e Mortal" (Telecine Action, 21h45) foi uma das decepções do "novo faroeste", aquele que renasceria após o sucesso de "Os Imperdoáveis". Havia ali o encontro de Sam Raimi -bem-sucedido diretor de fitas de terror- com Sharon Stone, a estrela mais bela e mais sexy da década.
Mas a Sharon pistoleira, que disputa um concurso de tiro, não ganhou credibilidade. Como nenhum outro faroeste dos anos 90, com exceção de "Os Imperdoáveis". Seu lado paródico triunfava, e o gênero rejeita paródias.
Vale a tentativa de ressuscitar um gênero histórico. Mas a constatação é inevitável: o faroeste é coisa do passado. O espaço de liberdade, conquista e realização individual que o homem figura para si mesmo é, hoje, sideral. (IA)

MÚSICA

Nando Reis fala sobre sua carreira fora dos Titãs
No programa "Ensaio Geral" de hoje (Multishow, 21h30), apresentado por Lorena Calábria, o cantor e compositor Nando Reis explica como é o seu processo de criação e mostra músicas do seu segundo CD, "Pra Quando o Arco-Íris Encontrar o Pote de Ouro".

ÍNDIOS

Documentário investiga tribo da Amazônia
O programa "Human Origins" de hoje (National Geographic Channel, à meia-noite) traz um documentário sobre os araras, um grupo de índios que evita contato com o mundo externo. Cinegrafistas e o antropólogo Marnio Teixeira Pinto visitaram a tribo.

RELIGIÃO

Série pesquisa a validade de eventos bíblicos
Começa às 20h30 de hoje, no GNT, a série "Histórias Verdadeiras da Bíblia", que mostra os esforços de cientistas para provar a validade de eventos bíblicos. No episódio de hoje, o explorador Mike Sanders vai ao mar Morto, atrás das ruínas de Sodoma e Gomorra.


Texto Anterior: Astrologia - Barbara Abramo: Tire da frente
Próximo Texto: José Simão: Buemba! Taparam o furico da Carla Perez!
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.