São Paulo, segunda-feira, 20 de dezembro de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Museu também exibe retratistas e tela de Rubens

FREE-LANCE PARA A FOLHA, DE MADRI

Outras duas exposições temporárias merecem ser visitadas no Prado até fevereiro de 2005. Em "O Retrato Espanhol - De El Greco a Picasso", o museu propõe um retrospecto da produção retratista espanhola, com 87 obras de artistas como El Greco, Murillo, Velázquez, Goya e Picasso.
A mostra liga o trabalho de pintores de diferentes épocas por meio das influências que uns exerceram sobre outros, sugerindo uma tradição nacional na arte da representação de personagens da monarquia e do cotidiano.
A exposição "Rubens - A Adoração dos Magos" conta com dez obras relacionadas ao óleo de mesmo título, criado pelo artista em 1609 e ampliado e modificado entre 1628 e 1629. Além do quadro tema, são exibidos três esboços, um da tela e dois de figuras.
Há uma cópia feita por um artista anônimo, uma radiografia do primeiro esboço da obra, cinco outras pinturas do artista e uma de Paul Brill retocada por ele, e uma gravura com autorretrato de Rubens.


Texto Anterior: Arte: Prado exibe desenhos de mestres italianos
Próximo Texto: Panorâmica - Teatro: Morre Palitzsch ex-assistente de Bertolt Brecht
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.