São Paulo, terça-feira, 20 de dezembro de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ARTES PLÁSTICAS

Produção exibe modernidade de Barsotti

MARIO GIOIA
DA REPORTAGEM LOCAL

A revisão crítica do construtivismo brasileiro que tem pontuado o meio artístico paulistano rende frutos até na TV. "O Mundo da Arte - Hércules Barsotti" (amanhã, às 22h, na Rede STV) é exemplo desse resgate, ao apresentar a exposição "Não-Cor Cor", com curadoria de Ana Maria Belluzzo, exibida no MAM (Museu de Arte Moderna) de São Paulo no ano passado e também premiada pela APCA (Associação Paulista dos Críticos de Arte) como melhor retrospectiva daquele ano.
É interessante perceber que o químico paulistano Barsotti, assim como Willys de Castro (1926-1988) -também motivo de apurado livro-homônimo da Cosacnaify que acaba de chegar às lojas-, abandona os preceitos do grupo concreto paulista e se filia a uma vertente menos rígida do construtivismo, a carioca, na virada dos anos 50 para os 60. Por isso, sua obra parece ter ganhado mais tardiamente a ressonância que efetivamente merece.
A cuidadosa curadoria de Belluzzo na mostra que homenageia Barsotti é exibida no documentário com a própria conduzindo uma visita pela exposição.
A opção tem as vantagens e os problemas de uma visita guiada. Ao mesmo tempo em que a perspectiva da curadora é de grande pertinência para o público, a direção do documentário acaba centrando muito seu foco apenas nessa linha e desiste de elaborar buscas iconográficas, de personagens e até formais de maior profundidade no universo do artista.
A obra de Barsotti, contudo, se impõe e minimiza tal escolha televisiva. Ao termos contato com seus prismas, com suas "forças em expansão", como frisa a curadora, desdobramentos de suas experiências iniciais em preto-e-branco -Barsotti confessa, sorrindo, que as usou porque secam mais rapidamente que as mais coloridas, antes da utilização corrente das tintas acrílicas-, temos certeza da sua importância no cenário das artes plásticas brasileiras e suas revisões tão urgentes.


Hércules Barsotti
Quando:
amanhã, às 22h, na STV


Texto Anterior: Folha sabatina Ferreira Gullar amanhã
Próximo Texto: Bernardo Carvalho: Os homens e as coisas
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.