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Prossegue vaivém em concurso estadual para
investimento em cinema; resultado final deve ser divulgado hoje
Secretário anula prêmio para filme de Barreto, mas recua
SILVANA ARANTES
DA REPORTAGEM LOCAL
A Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo excluiu ontem o
filme "Infância Roubada", de
Bruno Barreto, da relação de premiados em seu concurso de apoio
à produção cinematográfica. E
voltou atrás, horas depois.
"Infância Roubada" é um dos
vencedores do Programa de Fomento ao Cinema Paulista, divulgados pela secretaria, na quinta.
Conforme a Folha informou
ontem, o filme havia sido rejeitado pelo júri do concurso, na semana retrasada, mas foi acrescentado à lista de ganhadores em reunião extraordinária, convocada
pelo secretário João Batista de
Andrade, na última quarta.
Na reunião, o secretário disse
aos jurados que dispunha de mais
do que a verba de R$ 6,5 milhões
prevista. Ficou acertado que o
longa de Barreto estaria entre os
ganhadores e que os cinco filmes
suplentes passariam a titulares.
Em nota divulgada ontem pela
manhã, Andrade diz que "o diretor do filme extra selecionado não
conseguiu provar residência há
três anos em São Paulo, e o filme
foi excluído".
O edital do programa exige que
os diretores concorrentes residam
no Estado há pelo menos três
anos. Barreto é carioca, e o eventual descumprimento da regra
por sua vitória foi apontado à secretaria por membros do Conselho Paulista de Cinema -profissionais que assessoram o governo
nas políticas do setor.
Depois de anunciar a desclassificação de "Infância Roubada",
Andrade voltou atrás, ontem, e
disse que documentos enviados
por Barreto para comprovar sua
residência em São Paulo estavam
em análise pelo departamento jurídico da secretaria. O secretário
afirma que redigiu a nota porque
não fora informado do recebimento da documentação.
O anúncio dos valores dos prêmios aos filmes selecionados foi
transferido de ontem para hoje.
Andrade disse que aguarda investimentos de mais uma empresa
no programa.
A verba do concurso provém de
estatais e empresas privadas, por
meio das leis de renúncia fiscal,
que autorizam o uso de parcela do
Imposto de Renda em projetos
culturais. Até ontem, o volume alcançado era de R$ 8,1 milhões, segundo Andrade.
Bobagem
"Discutir atestado de residência
é uma bobagem. O problema não
é se Barreto é daqui ou de lá. O
problema é interferir na regra do
jogo", diz o cineasta Sérgio Bianchi, que concorreu com o filme
"Território Livre", não premiado.
Bianchi afirma que a derrota "é
uma dor e um ano de castigo [sem
filmar]". Sobre o concurso, diz: "É
um country clube? Troca-se a regra do jogo no meio, se precisa
contemplar os preferidos do rei?".
Andrade diz que "o governo
deu uma ajuda para viabilizar os
suplentes [alçados à condição de
titulares]", porque ele notou que
"a soma [dos titulares e suplentes
definidos pela comissão julgadora] era exemplar, capaz de satisfazer tanto à expectativa de renovação de linguagem quanto à de bilheteira e marketing".
Os suplentes eram, por "ordem
de preferência" do júri: "Cão Sem
Dono" (Beto Brant), "Lucineide
Falsa Loira" (Carlos Reichenbach), "O Drama das Secas" (Rodolfo Nanni), "Lutas" (Luiz Bolognesi) e "O Passado" (Hector
Babenco).
Andrade diz que a secretaria
"vende para as empresas" a idéia
de que, ao investir no programa,
elas podem associar sua imagem
"a um filme como "Cidade dos
Homens" [de Paulo Morelli, premiado no concurso] ou um filme
de [Hector] Babenco, que é um
autor, mas com capacidade maior
de ação no mercado".
"Carandiru", de Babenco, foi recordista nacional de bilheteria em
2003 (público de 4,6 milhões).
Para o diretor Alain Fresnot, o
"cobertor eternamente curto [de
recursos] torna impossível haver
racionalidade na penúria".
Preterido na disputa com "Chique no Úrtimo", Fresnot diz que a
polêmica em torno da vitória de
Barreto "é de somenos". O problema, afirma, "é que o país administra cultura como quitandeiro",
numa sucessão de concursos com
júris "que são muito simpáticos,
mas incompetentes".
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