São Paulo, quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Crítica

Dupla pop mais bem-sucedida do país, seu fim é bom para todo mundo

THIAGO NEY
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois de 17 anos de carreira, 16 discos gravados e 15 milhões de cópias vendidas, chega ao fim a dupla mais bem-sucedida do pop brasileiro. Ainda bem. Melhor para todo mundo.
Primeiro, melhor para a gente, pois nos livramos dessa bobagem massacrante de irmãos certinhos e intocáveis que cerca o duo Sandy & Junior.
Melhor para os dois, que foram espertos e pararam após o "Acústico", seu melhor álbum.
E porque, como dupla, iriam fazer o quê depois? Já fizeram canções caipiras, pop inocente, música romântica, show no Maracanã... (E, sejamos francos, dupla só fica bem em música eletrônica ou em sertanejo.)
Anteontem, no último show de Sandy, 24, e Junior, 23, como uma grife única, não tivemos pistas do que encontraremos pela frente. Foi noite para relembrar sucessos passados.
"Vocês têm mais tempo de carreira do que eu!" É Ivete Sangalo, sempre perspicaz, que participou em duas canções. Sandy e Junior praticamente nasceram cantando, e adquiriram belo domínio de palco.
Em quase duas horas de show, mostram-se muito mais soltos, mas menos exagerados, do que em fases anteriores da carreira. (Sandy ainda solta alguns agudos incômodos, mas está aprendendo a ser precisa.)
E músicas que antes eram apoiadas em teclados histriônicos, agora ganharam arranjos mais elegantes e contidos. Um bom exemplo é "As Quatro Estações", que no disco "Acústico" teve participação de Marcelo Camelo, do Los Hermanos. "No outono é sempre igual/ As folhas caem no quintal/ Só não cai o meu amor/ Pois não tem jeito, é imortal...".
Mas é aquela velha história que acompanha a dupla: num disco do Los Hermanos (ou do Coldplay...), seria chamada de, sei lá, "doce", "singela"; com Sandy e Junior, é brega.


Avaliação: bom

Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Show foi gravado, mas "sem planos"
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.