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COMENTÁRIO
"Cidade" luta contra complexo "vira-lata"
INÁCIO ARAUJO
CRÍTICO DA FOLHA
Perder o Globo de Ouro pode não ter nenhuma consequência prática para as chances
de "Cidade de Deus" no Oscar, na
medida em que "Fale com Ela"
não foi indicado para concorrer
pela Espanha ao prêmio. Ou seja,
o filme de língua estrangeira teoricamente mais forte está fora daquela categoria que realmente
conta para os corações brasileiros.
Podemos nos enrolar na bandeira e voltar, portanto, a torcer.
Pois é de torcida que se trata. Estamos com o Oscar um tanto atravessado na garganta. É um pouco
o mesmo que acontecia em relação ao futebol até a Copa de 58:
sofríamos daquilo que Nelson
Rodrigues chamou de complexo
de vira-lata. Sempre partimos do
princípio de que "não sabemos"
fazer isso, de que nos falta "qualidade" etc. Nos últimos anos, um
sutil, porém constante, movimento de apreço pelas produções brasileiras tem se manifestado. Com
isso, os filmes que chegam ao Oscar não vão sozinhos. Há um pouco de nós ali.
O sucesso de "Cidade de Deus"
(como, antes, o de "O Quatrilho"
e o de "Central do Brasil") termina por mobilizar seja esse complexo de que falava Rodrigues
(que representa o ceticismo brasileiro em relação a nos tornarmos
uma nação industrialmente de
ponta), seja seu contrário, a esperança de que possamos sair desse
limbo simbólico e nos afirmarmos diante do Primeiro Mundo.
Que esse movimento é ilusório,
não resta a menor dúvida. Prêmios são um reconhecimento significativo, porém imediato. A
única maneira de aferir efetivamente o valor de uma obra de arte
é a decantação do tempo.
Exemplos não faltam. "Cidadão
Kane", de Orson Welles, não ganhou o Oscar e nem foi um grande êxito. "A Regra do Jogo", de
Jean Renoir, fracassou em 39 e no
pós-guerra. Howard Hawks e
Hitchcock nunca levaram a estatueta. Prêmios são importantes
para a publicidade. Arte e sucesso
não são sinônimos, mesmo numa
arte industrial como o cinema.
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