São Paulo, quarta-feira, 21 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Outro Canal

DANIEL CASTRO - dcastro@folhasp.com.br

Divulgação/TV Globo
DEBORAH SECCO FALA SOBRE A INFÂNCIA
Serginho Groisman, Deborah Secco e Nelson Freitas (do "Zorra Total') em gravação do próximo "Altas Horas'; Deborah fala sobre o início de sua carreira, aos 8 anos

Elite troca "Caminho das Índias" por TV paga

A audiência dos canais pagos cresceu 61% anteontem durante a novela das oito. Foi a movimentação mais surpreendente no Ibope da Grande SP na estreia de "Caminho das Índias".
No horário da nova novela das oito, 4,5% dos domicílios da Grande São Paulo (ou quase 270 mil residências) estavam sintonizados em canais pagos. Uma semana antes, esse índice era de 2,8%. Em 2 de junho de 2008, no primeiro capítulo de "A Favorita", era de 3,6%.
As possíveis explicações para o crescimento da TV paga, com grande penetração nas classes A e B, são a posse de Barack Obama e o fato de "Caminho das Índias" ter apelo popular.
Espécie de "O Clone" com curry, a nova trama de Glória Perez chegou colorida, iluminada, com humor e bem estruturada. Deu 38,7 pontos, com participação de 58% no total de televisores ligados, mas promete muito mais. Sua estreia foi a segunda pior da década -só ganha de "A Favorita", que sofreu forte concorrência da Record (hoje reduzida quase à metade) e marcou 34,6 pontos.
Além da TV paga, "Caminho das Índias" enfrentou um menor número de TVs ligadas (67%, contra 71% de "A Favorita"), por causa do calor, e concorrência com o DVD player (4%, mesmo percentual do primeiro capítulo de "A Favorita"). Para Glória Perez, a audiência seria maior se o Ibope medisse a exibição na internet e em DVDs gravados.

TEMPO ESGOTADO
Dificilmente o "Olha Você", o "Hoje em Dia" do SBT, sobreviverá a este verão. Silvio Santos já fez várias mudanças no programa e deu tempo para ele decolar no Ibope, mas sua audiência raramente passa dos quatro pontos. Cansou de esperar. Nos bastidores do SBT, aposta-se que acaba em fevereiro.

LADEIRA
"Revelação", novela de Íris Abravanel, desabou após o final de "Pantanal". Agora mais cedo (por volta das 22h20), dá pouco mais da metade da audiência de quando entrava após as 23h10. Anteontem, foram 4,3 pontos, contra 7,2 na segunda anterior.


OXENTE
A Record promete dar trabalho à Globo na Bahia. Domingo, na abertura do Campeonato Baiano, empatou com a líder.

ATUALIZAÇÃO
A Band está passando por uma espécie de auditoria em sua programação. Na semana passada, funcionários de uma consultoria espanhola passaram três dias reunidos com diretores da emissora. Os espanhóis também estão dando treinamento para os profissionais da pesquisa de audiência.


SHOW TRASH
O "novo" "Globo Esporte" continua chamando a atenção pelas falhas técnicas. Ontem, o apresentador chamou uma reportagem sobre o Corinthians. Entrou uma sobre o Palmeiras.

FLASHBACK
A Record influenciou a Globo. A trilha de "Caminho das Índias" tem várias músicas antigas, como composições e/ou interpretações de Raul Seixas, Gonzaguinha, Zélia Duncan...


Texto Anterior: José Simão: Ueba! Já temos o Burako Obama!
Próximo Texto: Programação de TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.